sábado, 26 de junho de 2010

Komka - pra brincar, comer e se lambuzar.

O Komka, churrascaria e galeteria à la carte, é uma unanimidade entre pais e filhos de Porto Alegre. Nada mais família que o Komka, que existe desde 1967. O negócio passou do pai para o filho que manteve o espírito simples e familiar. O Deco (o filho) atende, recebe e conhece seus clientes pelo nome, assim como os garçons e garçonetes que são bem antigos na casa.
Confesso que para os bebês o ambiente é barulhento demais e eles podem sair bem irritados e chorões. Mas acima dos 2 anos é perfeito. A criançada é tratada como celebridade e tem até um mural cheio de fotos na parede.
As filhas do Deco estão quase sempre por lá almoçando ou brincado na salinha das crianças que ele construiu para dar uma pouco mais de tranqüilidade às refeições dos pais. (Novidade: agora a sala conta com recreacionistas de quinta à noite a sábado)

O espaço tem máquinas antigas de fliperama e alguns brinquedos. Dica para os pais: controlem as fichas do fliperama que custam 50 centavos cada – elas aumentarão a sua conta.
Se tiver sorte, você pode conseguir uma mesa perto da televisão que monitora, através de uma câmera, a salinha onde seu filho brinca. Uma idéia legal para controlar a gurizada enquanto os pais comem. Ainda mais que este espaço não conta com a supervisão de nenhum monitor ou recreacionista.
Além da salinha, eu utilizo outros recursos. Quanto começa a choradeira e o soninho, entrego o iPhone para o meu filho ver filminhos no Youtube. Isso permite mais uns 10 minutos de tranqüilidade durante o almoço. É a babá Apple!

Mas vamos ao principal: os pratos são deliciosos e o preço honestíssimo. O que não falta é comida que os menores adoram: bife e batata frita, arroz com caldinho de feijão e massa. A turminha lá de casa é fã do espaguete à bolonhesa...

e do coração de galinha que tem um temperinho todo especial. Como no nosso almoço tinha Vó, Vô e Dinda, ainda pedimos a linguiça média e uma polenta assada (que tem menos gordura que a frita).
Não adiantou muito fugir da gordura, acabamos pedindo também um aipim frito de entrada que estava maravilhoso.


Recomendo também o galeto, o lombo de porco com queijo ou o xixo do Komka. Ou, então, o restinho da comida das crianças que é maravilhosa. Na sobremesa, a autêntica torta de sorvete é sempre a mais pedida. O engraçado é que um só come a cobertura, a outra a parte amarela do sorvete e sobra pra mim só o merengue (pelo menos fico com as calorias mais baixas).

As crianças já tinham almoçado quando nosso prato principal chegou: um filé acebolado (que eu amo), uma salada de batata para acompanhar e um feijão mexido que foi desejo de alguém da mesa.

Somando a bebida e umas fichas de fliperama, o almoço para quarto adultos e duas crianças sai em torno de R$ 180,00. Detalhe importante: já que as crianças são bem-vindas e a comida é maravilhosa, o Komka está sempre lotado. Assim, ou a família chega cedo (antes do meio-dia), ou almoça beeeem tarde, ou leva a vianda pra comer em casa.
Komka
Avenida Bahia, 1275 – esquina com Av. Viena.
Bairro São Geraldo, Porto Alegre / RS
(51) 3222-1881

6 comentários:

Unknown disse...

O Komka é um clássico....adoro ir lá com os meus sobrinhos...Estilo simples-cult...à la Lapa de Porto Alegre...Sem erro!

Sâmia disse...

Ok. Não sou criança. Não tenho criança. Mas deu a maior vontade de ir no Komka agora!!

O blog tah uma fofura!

Bjos,
Sâmia

Ana Emília disse...

é um barato ficar vendo as crianças sozinhas pela tv. um dia fomos lá e a anita (então com 4 anos) estava no maior papo com uma guriazinha. depois perguntei pra ela sobre sobre o que falavam e ela disse: sobre computadores, a gente descobriu que os nossos pais gostavam dos mesmos tipos, com maçãs. foi muito engraçado.

flavia soares disse...

Parabens pelo blog!
Já era fã dos destemperados mas destemperadinhos é realmente de utilidade pública e indispensável prá quem tá sempre procurando novidades prás crianças.
Nós também adoramos o Komka e a nossa sobremesa favorita é o sagu com creme, que nunca sobra...
abraço e sucesso

Kika disse...

Alexandra, somos fãs ao cubo do Komka. Sábado passado estivemos lá, e a novidade é que agora contam com recreacionista. Mais um ponto pra eles!

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Demoramos muito para conferir essa novidade, Kika. Fomos nesse final de semana e adoramos a diversão dos simpáticos recreacionistas.
Abraços
Alexandra