segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fazenda Lapataia, a vida é um doce (sem conservantes!)

Eu acredito que um dos melhores programas com crianças em Punta del Este é... ir à praia. O segundo é ir à praia novamente: de bicicleta, caminhando para ver o pôr do sol ou para conferir os leões marinhos no porto. Tá, depois da praia, a Fazenda Lapataia é a pedida mais doce, rural e divertida para a criançada.
Bem, a Lapataia é uma fazendinha - propriedade da princesa da Holanda, Laetitia D’Arenberg - onde são fabricados os produtos dessa marca uruguaia, com destaque para o famoso doce de leite LapataiaSegundo comentários de uns e outros, este doce de leite é cremoso e gostoso porque não leva conservantes ou aditivos e conta com a qualidade do leite do Uruguai (já experimentou um iogurte nessa terra?). 
Na Fazenda é possível comer muuuito dulce de leche e aproveitar programas que possibilitam o contato com a natureza e animais.
Apesar da entrada ser gratuita, a maioria das atividades são pagas. Quem quiser, ainda pode almoçar no lindo restaurante de parrilla que o espaço oferece. 
Porém, já vou avisando, é a panqueca de doce de leite do Salón de Té que atrai os famintos até o campinho.
Uma dica importante: o ideal é ligar antes para a Fazenda e confirmar os horários da ordenha, amamentação, entre outras atividades (+598 - 4222000). Vai por mim.
Nesse quesito - horário das atividades rurais - , o pessoal é meio atrapalhado. Tudo bem, vale pelo espaço simpático, limpinho e divertido.
A família também pode observar a produção de vários produtos fresquinhos (nesta foto elas estão fazendo as balas de doce de leite, as Vaquitas)...
...e, ainda, visitar um minizoo de animas da fazenda com pracinha,...
...cavalgar,...
...andar de quadriciclos, charretes, e assim vai. Já levei meus filhos duas vezes nesse passeio. Nossa última visita aconteceu num fim de tarde. Liguei e confirmei a atividade da mamadeira. Como ela não saiu no horário previsto (viu? falei que o pessoal é atrapalhado), fomos ao encontro das famosas panquecas de doce de leite do Salón de Té.
É que encontro! A panqueca fez as crianças abandorem os picolés. 
E ela é doce, doce e mais doce, mas uma delícia. A gente não consegue olhar para esta foto sem sentir aquele desejo. 
No cardápio, além das panquecas recheadas com doce de leite ou frutas, o Salón de Té oferece cafés e sanduíches de medialuna. Não deixe de passar na lojinha (tienda) para fazer umas comprinhas e experimentar uma novidade dos Deuses: o queijo de cabra macio e fresquinho da Lapataia – uma lou-cu-ra, minha gente! Estou louca para ver este produto no Zaffari/Bourbon (supermercado gaúcho que importa os produtos da marca Lapataia). Bem nutridos, ou melhor, bem adocicados, fomos alimentar outros famintos:...
 
 ...os cabritos e os terneiros. Cada mamadeira, não importa o tamanho, custou R$ 3.
Lanches, mamadeiras e uma voltinha aqui e outra acolá não saem por menos de R$ 60 o passeio (sem contar as comprinhas na loja). Na volta, fomos curtindo o visual lindo da praia Mansa e sonhando com mais um dia de sol e muito doce de leite no nosso desayuno.

FAZENDA LAPATAIA
Maldonado – Punta del Este/Uruguai
www.lapataiapuntadeleste.com
Fone: (+598) 4222000
Direção: siga pela praia Mansa em direção à Casa Pueblo – cartão postal de Punta del Este. Antes de chegar nesse belo museu de Carlos Paez Vilaró, observe a sua direita a placa que vai indicar o caminho para a Fazenda Lapataia. Você vai pegar uns bons 8 km de estrada de areia até lá. Bom passeio! Aproveite e visite também a Casa Pueblo.

19 comentários:

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Só pra acrescentar que lá em casa tem uma disputa sobre doce de leite no Uruguai.
Catarina e Mojo preferem o Lapataia, enquanto eu e o Matias, o Conaprole com Crema.

Karla Leal disse...

Eu tenho muita vontade de conhecer essa fazenda.
Já a Casa Pueblo realmente é imperdível. Só pelo visual já vale a pena o passeio.
Agora... fiquei aqui babando esse doce de leite!
Que maldade com um ser grávido!!! rsrs
Adorei a dica!

Tatiana disse...

Ai, que FOFO!!
Muito bucólico-kids,adorei!!
Como eu não conheço esse lugar? Sempre achei que ficava no meio do caminho poa-punta, por isso nunca encontrei.
Agora eu sei! Gracias

Tatiana disse...

E essa mamadeira "de Itu" aí hein?
Coitada da criança....

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Que lugar fantástico! Eu quero ir! Acho que se vejo um tacho de doce de leite, mergulhe nele!
Queria te perguntar uma coisa: Vocês foram à Punta de carro? Como foi a viagem com duas crianças? u vi a matéria da Estilo sobre como viajar com crianças, mas queria ter uma visão da prática!
bj

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Alexandra (Cinderela Descaída). A gente normalmente vai de carro. É uma viagem longa, mas tranquila. A estrada é ótima. Único problema é que não tem nenhum lugar bom e gostoso para parar no caminho , ou seja, tem que levar muitos lanchinhos, guloseimas, filmes e joguinhos (como na matéria da última Estilo). Também dá para sair no fim do dia e dormir em Pelotas, que tem restaurantes ótimos (o do hotel Mantra e o Batuva)
bjs
Alexandra

Unknown disse...

Seus post de Punta estao me consumindo viva, jah q este ano nao estamos por ai e sim no maior frio.
Nao sou chega ao meio rural, mas adorei seu post e vou levar a minha filha na proxima ida a Punta, acho que sera uma experiencia bem diferente.
Guria essa panqueca ta de matar heim..
bj

Diego disse...

Ale, priceless!
Sempre tive curiosidade de conhecer este lugar mas nunca tinha ido.
Vale muito!
Beijo

Carol Passuello disse...

Hummmmmmmmmm
Tô com água na boca!
Bjs

Tocando a vida disse...

Há anos não vou lá! Bom ver as fotos! eles reformaram bastante coisa, deixaram mais turístico. E pelo visto o doce de leite segue bárbaro!! bjs em vcs 4!

Priscilla Perlatti disse...

Alexandra, estou babando aqui... As fotos estão lindas e que lugar bacana. Sobre as panquecas não vou comentar, não tenho palavras.

Se vc encontrar os produtos Lapataia no Zaffari dá um grito pelo blog! Sou cliente deles aqui em SP e vou dar uma olhadinha mais cuidadosa nas prateleiras.:)

Um beijos

Pedro disse...

Seus posts são sempre um encanto! Amo! Dá vontade de fazer as malas, pegar o pequeno e colocar o pé na estrada!

Um super 2011 pra vc!

Bjs,
Eliane

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Pricilla, no Zaffari aí de SP tem o doce de leite Lapataia. (mas eu queria mesmo é que eles importassem o queijo de cabra).
1001 roteirinhos, obrigada pelos elogios. Os seus roteiros são sempre um encanto tb.

Helena disse...

OI!
Gostaria de saber se ha algum restaurante em punta ballena que sirva feijão?

Alexandra disse...

Oi Helena
Eu ainda não encontrei um restaurante que sirva feijão por essa região. Seria show, mas não conheço. Bjs

Buenos Aires para Niños disse...

Oi Alexandra,
vc teve mais sorte que eu, porque a gente estava por lá caía uma chuva fortíssima. Que bom que gostou do passeio! Beijos,
Fernanda.

Clara Carolina disse...

Oi Alexandra,

Acompanho seu blog desde o início (já que sou fiel seguidora dos Destemperados).
Janeiro fui para Uruguay (sou de lá mas moro em SC), fiquei em Piriapolis, e um dia tiramos para passear em Punta (digo tirar fotos daquelas belezas), almoçamos muito bem no Le Caracoles (boa dica !).
Mas o que matou a pau foi o passeio ao La Pataia, tivemos que voltar em outro dia de tanto que minha filhota de 5 anos amou, já que adora bichos !!! Até beijo da cabrita ganhou na hora da mamadeira. Queria se mudar para a fazenda rsrs.
Continue maravilhando com os post's.

Bjs,
Clara

Anônimo disse...

eu fui a punta del este.é muito linda encontre gente que me alugo uma casa,agora vou todos os verões, eles sempre me conseguem o que procuroa gente muito séria e responsável.a gente é muito amável em uruguay.o mail da gente é lmdotti@hotmail.com. 0059842499428 vão a punta del este eu o recomendo
Maiza Suarez

Vanessa disse...

Esse é o melhor doce de leite do mundo!!! Estivemos na fazenda e achamos um encanto, muito bonita, agradável e ainda vende essas maravilhas, hummmmmmmm...