segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aha, uhu, a Torta de Sorvete é nossa!

Esses dias, uma leitora do Rio, a Renata, enviou um e-mail para o Destemperadinhos pedindo programinhas legais com crianças em Porto Alegre. Foi escrevendo algumas dicas para ela que me dei conta de que já estava mais do que na hora da nossa querida, amada e autêntica Torta de Sorvete dar o ar de sua graça por aqui. Afinal, o tour por Porto Alegre jamais estaria completo se não incluísse uma paradinha deliciosa na arborizada rua Padre Chagas (a nossa Oscar Freire dos Pampas), número 217.
A Torta de Sorvete é uma sobremesa muito gaúcha e nossa. Existe desde a década de 80. Anda por festas, churrascos, muitos restaurantes e supermercados da rede Zaffari/Bourbon.
O sucesso deste doce feito com sorvete de baunilha, merengue e calda de chocolate batizou a confeitaria de “Torta de Sorvete” .
Hoje, a torta já ganhou novos sabores e uma família de docinhos gostosos. 
Adoramos este bolo rolo!
Juro: comer a sua fatia em uma mesinha na Padre Chagas, durante um final de semana de sol, altera o sabor deste docinho. Ele fica incrivelmente ainda mais gostoso, ainda mais com o vô e a vó fazendo a maior farra e, ainda por cima, pagando a conta.
Meu filho pediu a versão dele com chocolate e calda quentinha. 
Lá pelas tantas, precisou de duas colheres.
Já, a Catarina, foi na campeã (de vendas e sabor): a torta original de baunilha. A parte amarelinha lembra muito a torta de sorvete que a minha mãe (ou a sua) fazia antigamente. Não sei como, mas a Cata sempre dispensa a calda quentinha de chocolate.
Eu, o meu pai e a minha mãe ficamos só de olho aguardando uma sobra, um restinho, uma rapinha...
Assim terminou o nosso doce domingo de Páscoa. Meu pai pagou a conta: R$ 20. Porto Alegre tem Parcão e Redenção, Museu Iberê, Guaíba, etc e tal. E tem Torta de Sorvete, ponto final.

Padre Chagas, 217
Moinhos de Vento – POA/RS
Fone: (51) 3346-1616
Localização no Mapa
Outros programinhas legais pela área com crianças: voltinha no Parcão e na Caixa D'água da 24 de Outubro, passear pelas ruas Padre Chagas, Dinarte Ribeiro e Fernando Gomes, oficinas da Lezanfan e cinema no Shopping Moinhos. Ah, imprescindível: café da manhã e almoço nos finais de semana nos ótimos restaurantes do bairro.

6 comentários:

Ana disse...

ai ai ai..olha Alexandra,quando eu for ai no Sul de novo eu só tenho certeza de duas coisas: uma é que vou ter que passar pelo menos uma semana provando as dicas deliciosas que vc posta..e a outra é que eu vou voltar rolando de tão bola que eu vou ficar...kkkkkkkkk..bjs,boa semana!!
;-)

Débora disse...

Fiquei com água na boca!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O melhor de tudo sobre a Torta de Sorvete é que os ingredientes são naturais sem aditivos e conservantes - o que faz toda a diferença-por tanto a Torta é boa, bonita e saudável.

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Quitéria, obrigada pelas informações adicionais. Faz mesmo toda a diferença. Abs (com muita vontade de comer uma torta)
Alexandra

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos disse...

Gente, a foto do pedaço dessa torta é de dar água na boca! Ô blog tentador!!
Bisous
@viagempimpolhos