sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bistrô das Amigas Parte II: as receitas de hambúrguer e brigadeiro


Acho que um dia voltaremos às origens. Teremos festas com aquela receita de bolo do caderno da avó, aquele molho de cachorrinho da cozinheira da casa e, por fim, uma decoração feita com a participação da família. Nada contra casa de festas, adoro várias delas. Mas concordam que é o máximo ser recebido com algo que a própria pessoa ou família preparou? Pois bem, chega de blá, blá blá. Tudo isso para contar que preparamos quase tudo na festa “ Bistrô das Amigas. Neste post, a Chefinha Sandra dá a receita do seu bife sem segredos de hambúrguer. E, logo em seguida, eu conto como é fácil e gostoso ler todo “ O Livro do Brigadeiro” e sair correndo ao encontro das panelas para preparar um belo brigadeiro de colher.
Ingredientes HAMBÚRGUER
1/ 2 quilo de carne moída (fizemos uma receita com picanha e outra com guisado)
1 cebola bem picadinha
1 ovo
1 xícara de farinha de rosca
2 dentes de alho amassados e misturados com sal
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
um pouco de azeite
tempero verde picado
Modo de preparo: misture tudo e amasse bolinhas com a mão, ...
...cortando-as, com a ajuda de uma xícara, no formato redondo do hambúrguer. 
Coloque para grelhar numa frigideira, churrasqueira ou em uma grelha elétrica. 
Quando estiver quase pronto, coloque o queijo por cima para derreter.
Abra a felicidade!
Ingredientes para o BRIGADEIRO DE COLHER
2 latas de leite condensado
8 colheres de chocolate em pó (eu fiz com o Nestle)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Mexa sempre com carinho até o braço doer. Quando desgrudar do fundo da panela, tá pronto. Sirva em potinhos coloridos, copinhos da coleção de panelinhas da sua filha ou xícaras de cafezinho. E leia o livro da Juliana Motter que é uma graça. Eu sonho com uma das bailarinas (pratos de dois ou mais andares) que ela vende na Maria Brigadeiro de São Paulo. Aliás, sonho com um post por lá. Nhamy.

5 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Gente, que coisa mais fofa essa cria dos Destemperados!!!!!! Eu só conheci agora e amei o layout do cabeçalho!!!! Muito criativo e original! Beijos e sucesso!

chica disse...

Festinhas com cara de caseirinhas são especiais mesmo!

Ainda nessa semana minha filha foi com meu netinho a uma e chegou contando que tinha sido ótima e com tuuuuudo caseirinho.

Legal.Acho importante esse retorno! As crianças precisam pouco pra se dvertir...Não precisam de super produções! beijos,chica

Katia Bonfadini disse...

Oi, Alexandra! Adorei seu comentário super gentil e simpático!!!!! Vou adorar trocar figurinhas com vc e já estou seguindo os Destemperadinhos, amei isso! Bjs!

Adriana Braga disse...

Alexandra não resisti e fiz o hamburguer aqui em casa. Ficou espetaculoso! Vai lá no blog e leia o post que fiz. Beijo e continue nos inspirando!

Coisas de mãe disse...

FOME!!! Por que passo por aqui bem na hora do almoço? Acho que sou masoquista!!

Que delicia o bistro das amigas!!

beijos