sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mamma Gema de Bento – as receitas das mammas e do Primo Camillo

Durante o meu final de semana em família no Vale dos Vinhedos, não sei quantas vezes passei pelo Mamma Gema – uma nova trattoria na entrada do hotel Villa Michelon onde estávamos hospedados. Nada chamou a minha atenção até a hora em que peguei o folhetinho do restaurante e li uma palavrinha mágica: “da família Primo Camillo”. Turminha, é lá que vamos almoçar. 
Logo que comecei a escrever o Destemperadinhos, a Bianca do Antonella Fashion comentou que o Primo Camilo (leia post Destemperados aqui), em Garibaldi, era um dos melhores restaurantes dessa região, e que a Chiara, a filhinha dela, amava. Sendo assim, se a Mamma e o Primo Camilo são “filhos do mesmo dono” – o Pessali e sua esposa Cledge, por que não experimentar? É tutti buona gente
Chegamos às 13h30 no restaurante com o meu filho querendo comer o meu fígado de tanta fome. E pelo número de pessoas em frente ao local – a maioria famílias da região - a espera prometia ser longa, muito longa. 
A quantidade de pessoas aguardando uma mesa só atiçou ainda mais a minha curiosidade (minha mãe me ensinou que restaurante cheio é um bom sinal!). Pensei rápido e tratei de conseguir um prato de spaghetti à bolonhesa para o Matias. Ele devorou a sua massinha em uma das mesas de espera. Nem deu tempo de fotografar, o guri foi rápido e lambeu o prato. Olha ele já na sobremesa..
Apesar do couvert excelente e algumas taças de champanhe (estamos no Vale, lembra?), nada amenizou a angústia de ver as horas passarem. O único feliz da vida, já comendo a sobremesa, era o Matias. “Mãe, podemos ir embora.”
Uma boa dica para quem for com crianças ao Mamma Gema é aproveitar a área verde do hotel Michelon enquanto aguarda a sua mesa. Foi difícil, mas sentamos, enfim. O mais charmoso no ambiente é o que cerca a casa: o campo e jardim imenso
Era um domingo e podíamos escolher entre os pratos à la carte ou os do rodízio. Por praticidade e muita fome, ficamos com o rodízio. Pulamos o couvert (já degustado durante a espera) e iniciamos os trabalhos com uma deliciosa salada verde com queijo colonial, finas fatias de salame e tomates secos
E mais champanhe do Vale dos Vinhedos para acompanhar. São diversos sabores de massas e molhos, carnes e temperos que passam e aguçam os paladares dos famintos. A proposta da casa é recriar os sabores das receitas das mammas. A maioria dos pratos ganha um toque de sofisticação, é claro. Como o carro-chefe (na minha opinião), o indescritível capeletti com funghi nativo. Os funghis são colhidos e selecionados pelo próprio proprietário (o Pessali do Primo Camillo). 
Pela primeira vez, minha filha comeu e adorou o espaguete à carbonara
Provamos também o risoto de alcachofra, o excelente penne com bacalhau, as carnes especiais, o espaguete ao sugo, o ravióli com gorgonzola e nozes ... é, os sabores são fartos e encantadores. 
A qualidade dos pratos impressionou, e nada tem “gosto de rodízio.” Ei, alguém resolveu comer novamente ...
Para sobremesa, duas opções. O sorvete com vinho (que segundo o Mojo estava maravilhoso)...
... e - alegria, alegria - os brigadeiros de colher nas canequinhas esmaltadas. Foram várias dessas canequinhas lindas.
Afora a espera interminável do início, tudo estava ótimo. O Mamma Gemma faz parte da série “restaurantes que voltaremos”.
Toda essa fartura gastronômica, com taças e garrafa de champanhe, saiu R$130. Mamma son tanto felice!
MAMMA GEMA TRATTORIA
RS 444, KM 18,9 Estrada do Vinho / Vale dos Vinhedos 
(na entrada do hotel Villa Michelon)  Bento Gonçalves – RS
Mais informações:  www.valedosvinhedos.com.br


7 comentários:

Débora disse...

E pensar que ficamos no Villa Michelon da última vez e não conseguinos conhecer o Mamma Gema!
Já temos motivo para voltar correndo!!! Rsss!

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Débora. Na próxima visita pq vale a pena!

Lu Sayegh disse...

Huuummm, vou com a minha tropinha com certeza!!! Bjs Ale!!!

Unknown disse...

Nossa, deu vontade demais de ir , que delicia !! Fomos ao Sul este ano, mas nao chegamos na Serra - é um roteiro que ainda vai entrar nos nossos planos!

Jordel disse...

Gastam R$ 130,00 com mais naturalidade do que eu gasto 13 por um almoço!!!!
Essa nova Classe C (Vou te contar)!!!

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Jordel,
Um dia desses farei uma nova visita ao local que trabalhas (delicioso, por sinal) pra saber o motivo de tanto rangor nesse seu coração. Um abração
Alexandra

Anônimo disse...

Estive lá este final de semana, simplesmente Fantástico!!!

Vale muito a pena, não percam.

Fiquei hospedada no SPA & Vinho, FANTÁSTICO, foi um dos melhores passeios que já fiz.

Não percam...

Abs,
Mónica