terça-feira, 21 de junho de 2011

Nona Ludia no Caminhos de Pedra – a Itália com crianças

A Serra Gaúcha é muito mais do que Gramado e Canela (e põem muito mais nisso). O vinho, a uva e a cultura italiana encantam os felizes aventureiros que percorrem os caminhos e roteiros ao redor de Bento Gonçalves – a 120 kilômetros de distância de Porto Alegre. Com certeza, é um pedacinho da Europa no Brasil. Pois bem, minha filha tinha seis meses quando visitamos pela primeira vez o Caminhos de Pedra e almoçamos com os amigos no Nona Ludia – Casa Bertarello.

Do almoço com os amigos em agosto de 2003, ficou esta recordação especial.
Oito anos depois (por favor, poupem os comentários sobre rugas e cabelos brancos, ok?), retornamos ao local e passei o dia inteiro me perguntando: “Por que diabos demoramos tanto para voltar a este pedacinho mágico de terra?”
Só a casa, construída por volta de 1880, já vale a visita e muitas fotos. Foi a primeira casa a ser restaurada no roteiro Caminhos de Pedra.
Crianças, vejam que “salinha de recreação” verde! E esta caverna dentro da árvore centenária, não é tudo de bom?
O bom mesmo é juntar uma turma de amigos e reservar um mesão no segundo andar – o espaço reservado para os grandes grupos (ou quando desce o ônibus da excursão).
Sem amigos, ficamos no escurinho do primeiro andar. Alguma dúvida de que o cardápio seria italiano com pratos típicos da região?
E vou contar: foi difícil fotografar o vai e vem de pratos passando no sistema rodízio. Tudo começa com uma tábua de frios, o pão colonial e o pimentão e a cebolinha em conserva (tudo totalmente dispensável, considerando o que vem depois!)
Abram alas para o meu favorito: sopa de capeletti ...
 ...e piem. Nossa, explicar o que é um piem – ou pien - não é comigo, nunca fiz um. Vou tentar... é algo como um croquete de carne cozido em um caldo, certo chefs? I love pien.
Os gringos comem na sopa. Eu como na sopa e com as minhas folhinhas deliciosas de radiche – uma combinação que inspira uma bela entrada da cozinha regional contemporânea , hein, chefs?
O vinho da pequena jarra era da vinícola Salvati : delicioso.
Na sequência, um spaghetti ao sugo com carne para a minha duplinha italiana.
 
Depois do pien, eu poderia me dar por satisfeita com o radiche, a polenta e o queijo colonial à milanesa e a incrível salada de batata sem maionese.
As massas e as carnes passavam pelas mesas. Meus filhos apreciaram o galeto e a picanha. Eu e o Mojo, adoramos a vitela.
Alguém tem espaço para a sobremesa?

Adeus, Nonna Ludia. Até a próxima. Depois do restaurante, percorremos o roteiro turístico do Caminhos de Pedra com as crianças reclamando no banco de trás que queriam ir logo para o hotel.
Podem ficar querendo. Isso é lindo demais para deixar que mais oito anos se passem sem que eu admire, até cansar, este belo cenário de outono.
Ah, a conta. R$ 80 pagaram o nosso almoço. Pega logo a estrada, as crianças, o casaco e vem ser feliz.

NONA LUDIA
Caminhos de Pedra

Bento Gonçalves - Serra Gaúcha / RS
Tel: (54) 3454.9756
Horário: quarta a sexta, das 11h30 às 14h. Finais de semana e feriados, até as 15h. Informações: www.caminhosdepedra.org.br www.valedosvinhedos.com.br e Maria Fumaça

7 comentários:

Débora disse...

O Caminhos de Pedra tem realmente uma magia inexplicável!
Adoramos também o Casa Vanni ( acho que é esse o nome mesmo)!
Na próxima, esperimentaremos o Nona Ludia!

Carol Garcia disse...

Oi Le!
Já falei pro maridex, com biquinho e charme necessários: "oooo amooor, a gente bem que podia ir pro sul nas próximas férias".
será que colou???

bjocas

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Débora. O Casa Vanni é lindo, estivemos lá. É que as opções com crianças pareciam mais práticas no Nona Ludia. Além disso, tinha um pouco da "nossa estória" no restaurante. Na próxima, vamos experimentar CERTO o Casa Vanni.
Oi Carol, vem para Serra, vem!!
Beijos
PS: Hoje tive problemas de postagem!! Ainda bem que salvou o comentário de vcs!

Débora disse...

Ah! Esqueci de dizer: lindas as fotos com a filhota!!!

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Que lindas fotos!
E a comida parece ótima. Sem chances de manter a dieta, né?
beijo,

Viajando com Pimpolhos disse...

Eu AMEI este lugar, a comida e o post! Simples assim!
Bjs
Sut-Mie @viagempimpolhos

Anônimo disse...

Um barato para as crianças, mas é um restaurante sofrível.