quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bah, o lado fashion das típicas receitas gaudérias

É engraçado. No dia deste post, a gente estava indo conferir o Tudo pelo Social. Entretanto, a fila gigantesca na porta (nada kids friendly, por sinal) nos fez mudar de direção. E mudamos da água para o vinho. Fomos com a família e amigos almoçar no Bah - um dos restaurantes preferidos do Destemperados em Porto Alegre, localizado no BarraShopping na Zona Sul.
Demorei muito para escrever sobre o Bah que já teve um de seus pratos na capa da revista Prazeres da Mesa. A bela matéria sobre “endereços que fazem da capital gaúcha um destino gourmet” levava a assinatura do Diogo Carvalho dos Santos (leia-se Destemperados). Pois bem, será que o Bah é lugar de criança?
Verdade seja dita: o Bah tem um bom menu kids e atende os pitocos com atenção. Mas já vou avisando, as kids facilities terminam por aqui, nada de salinhas ou joguinhos, ok? A gurizada se concentra mesmo é no imenso parque de diversões indoor (o Megazone) do shopping.
Para quem não mora em Porto Alegre, fica a dica de um roteirinho certeiro da capital gaúcha: visitar o museu Iberê e almoçar ou jantar no Bah (do ladinho do Museu) curtindo o visual do Guaíba. Bah, baita programa, tchê!
A decoração do restaurante é modernex, com pé-direito alto, concreto, vidros e uma sacada perfeita para ver de camarote o pôr do sol do Guaíba nos finais de tarde
Mas, vamos ao que interessa: a requintada culinária gaúcha. As opções do cardápio são charmosinhas e divididas em: forno, lenha, grelha, fogão e chapa. Todos os pratos campeiros ganham um toque gourmet, voilà! 
Naquele dia eu pedi o prato do dia: o Prime Rib Bah. Estava uma de-lí-ci-a. A farofinha verde tinha um leve toque de erva mate (olha que diferente!).

O Mojo foi de paleta de cordeiro desossado com cuscuz da Serra.
Meus filhos dividiram um penne com molho de tomate. Foi pouca quantidade para eles. O prato serve bem um piá faminto.
A outra pimpolha da mesa dividiu com a mãe dela um nhoque com carne de panela. Até a minha filha deu umas garfadas neste prato que parecia ótimo. 
O Lelo (nosso amigo) foi de risoto de cordeiro.
Tive que finalizar experimentando a Triologia de Doces Regionais: sagu, ambrosia e arroz de leite. Mais gaúcho, impossível.
Pagamos R$ 370 (4 adultos e 3 crianças) pelo nosso almoço de sábado. O preço é o que mais divide a minha opinião se devemos ou não levar  a tchurma do barulho para essa memorável experiência gastronômica. Mas uma coisa é certa: o Bah já entrou para as listas "tem-que-ir, tem-que-ver e tem-que-experimentar" de Porto Alegre.
  
Av. Diário de Notícias, 300
BarraShopping Sul
Porto Alegre - RS
Tel.: (51) 3247 3000
Mais informações no Destemperados: aqui e aqui.

5 comentários:

Mauren disse...

Hj eu tive que comentar (normalmente só leio e sigo as dicas!!) :-D

A-M-O o Bah! Seu gostinho campeiro com ares de requinte! Adoro aquele sabor de comida feita na casa da vó em fogão à lenha (pelo menos na casa da minha vó era assim, comida tri saborosa!)

Adorei o post, as fotos e tudo mais!

Aquele nhoque com carne de panela é tudo de bom! Aprovadissimo!

E o trio das sobremesas...aff...adeus dieta!

Um bj

Mauren

JOHN disse...

Realmente vale a pena ir uma vez conhecer o Bah. Mas com crianças, neste shopping é mais interessante comer no restaurante que fica em frente,o Applebee's, que tem uma pequena salinha de jogos. E a massa para crianças vem muito bem servida, por módicos 15 reais.

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

OI Mauren. Que bom ter o seu comentário por aqui. Fico superfeliz!
Oi Anônimo, tb curti seu comentário pois acho que é uma questão de escolha. Tb adoro o Applebee's (aquele milho doce é tudo!).
Bjs grandes
Alexandra

Unknown disse...

Adoro o BAh. Otima comida!
Mas as vezes q fui nao levei a filha. Mas esse ano ela vai, jah q ela adora uma carninha, como ela gosta de dizer ; )

Fernanda Reali disse...

fiquei muito interessada! vamos a Porto Alegre no dia 17 e quero experimentar o Bah.
bjs