sexta-feira, 30 de julho de 2010

Galeteria Mormaço – quase um piquenique no Jardim Botânico

Este post tem um agradecimento especial a Sut-Mie, do blog Viajando com Pimpolhos. Foi dela a sugestão de passeio e almoço num lugar meigo, gostoso e lindo no Rio de Janeiro. O dia começou com uma aventura inesquecível pelo Jardim Botânico com mãe, filha e neta. Amamos e recomendo a visita. Após enchermos o pulmão de oxigênio, pegamos um táxi e, bem perto dali, encontramos a Sut na Galeteria Mormaço.
O restaurante é do mesmo proprietário do Bibi Sucos. Tudo é fofo demais. As mesas são de fórmica, bem coloridas, imitando toalhas de piquenique. 
Tem três ambientes: um jardim de inverno pequeno...
... e o salão do primeiro e segundo andar. A parte de cima é mais calma e menos barulhenta – pais com crianças, recomendo esse lugar para vocês.
Com carrinho de bebê é mais fácil de ficar no primeiro andar, assim, poupa a função de subir a escada com toda aquela tralha. Vale uma visita ao lavabo, uma graça. 
E olha só que coisa mais meiga a cadeira de criança... 
Minha filha amou tocar nas correntes da cortina da entrada – bem coisa de menina, segundo a Sut.
A região e o bairro lembraram um pouco a Vila Madalena em São Paulo. Cheio de lojinhas e cantinhos charmosos, com restaurantes, brechós, livraria e até uma sorveteria Mil Frutas bem coladinha. A Cata, minha filha, estava bem cansada da caminhada no Jardim Botânico. Mas nada como um simpático kit de desenhos da Galeteria para acalmar os ânimos. 
E nada como um pãozinho com tomate para as meninas mais velhas acalmarem a fome.
Foi difícil escolher os pratos, tudo parecia delicioso. O do dia era o meu predileto: picadinho.  Acabei influenciando-me pelas mesas vizinhas: todas estavam pedindo frango na brasa, o carro-chefe, e o apelo visual era ótimo. Nossa escolha foi o frango de leite caipira para duas pessoas com horta fresca (na verdade, um mix de folhas verdes). O frango é bem temperado e não perde em nada para as galeterias da Serra Gaúcha. A-do-rei! Aprovadíssimo.
Para acompanhar, meia-porção de farofa com banana e ovos e uma batata rústica (não parece, mas é mesmo meia-porção). Sou fã da farofa com banana. 
Minha filha escolheu um prato do menu infantil que, pelo tamanho da porção, comeriam duas crianças: penne ao molho bolonhesa (sim, tive que tirar os "verdinhos").
Eu provei e amei. Comentamos que tinha um gostinho de tempero americano. A dica, para quem for, é pedir a guarnição horta na brasa (eu quase não resisti quando ela aterrisou na mesa ao lado na nossa). Outro detalhe: a maioria das porções são bem generosas. Dá uma olhada na dificuldade de escolher um acompanhamento... tudo parece delicioso.
Enfim, estava maravilhoso: o ambiente, a comida e a companhia da minha nova amiga. Trocamos muitas dicas de viagens. Aliás, ela tem muitas. Pagamos a conta, no total de R$ 110, e saímos caminhando pelo bairro. 
A Sut nos mostrou onde fica o restaurante da Roberta Sudbrack, a umas três quadras dali. Acho que a conversa estava tão boa que nem lembramos de pedir sobremesa. Foi um legítimo almoço de meninas num local perfeito para isso. Valeu, Sut!  Adoramos. Ainda vamos reunir nossos pimpolhos num próximo programa gastronômico por esse mundo afora!

GALETERIA MORMAÇO
Rua Jardim Botânico, 595 – esq. J.J. Seabra
Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3874 4000
12h/1h (sex . e sáb. até 2h)

9 comentários:

Pedro disse...

Que delícia! Não conhecia! Amei o lugar. Já está na listinha dos imperdíveis!

Bjs,
Eliane

Viajando com Pimpolhos disse...

Eu AMEI este post!! Ele esta perfeito, super explicado, ilustrado...uma delícia, como foi o almoço e como é o lugar!
Quero mesmo reencontrá-las, é muito bom fazer amizades novas!
Bjs, Sut-Mie

Coisas de mãe disse...

1000 vezes adorei. Que lugar mais fofo e que galeto apetitozo. Serio, deu água na boca!


beijos

Pati

Coisas de mãe disse...

Apetitoso com "z" ficou bem estranho!

Ligia disse...

Alê,
Olha que coisa incrível!
Foi preciso que eu, que já tenho pimpolhos bem crescidinhos, e morando no Rio, consultasse e me deliciasse com as suas postagens, para descobrir esse lugar charmosíssimo, e pertinho de mim...
Maior prova de que, os programas para os baixinhos, sugeridos por você, também são muito bons para os grandinhos (com bastante ênfase nesse "grandinhos". O Diogo sabe do que estou falando).
Ponto pra sua amiga Sut-Mie, e pra sua visita, que foi muito bem ilustrada!
Vou lá, com os meus dois "guris", pra provar esse galeto, e essas batatas rústicas! Ah...se vou!
Quando vier outra vez ao Rio, quero lhe conhecer e fazer programinhas assim, com vocês também...
Beijos

Alexandra disse...

Oi Ligia
Também quero te conhecer! Esse galeto é tudo! E a rua também (J.J. Seabra tb). A Sut-Mie só me falou que sábado e domingo é beeeem cheio, com filas grandes. Esqueci de colocar isso no post.
Mas, enfim, adoraria um frango assim com tantos acompanhamentos bons em Porto Alegre!
Bjs
Alexandra

Adriana Braga disse...

Fiquei com água na boca e com muita vontade de conhecer!

Kathy disse...

Parabéns pelo blog! Fiz um post sobre vocês lá no Mamíferas http://www.blogmamiferas.com.br/2010/08/destemperadinhos.html

Fernanda disse...

Amei a dica! Está anotado. Durante a próxima visita à vovó, iremos lá.
bj