quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mercopan e o nosso café uruguaio em Porto Alegre




Na semana passada, conheci uma leitora paulista do blog. A  está morando em Porto Alegre com seus dois filhos lindos e aproveitando nossas dicas food experiences with kids. Fiquei tão honrada que dedico a ela este post. Afinal, São Paulo é a terra das grandes e maravilhosas padarias, coisa que Porto Alegre ainda está engatinhando. Contudo, a uruguaia Mercopan é um dos locais que está mudando um pouco esse cenário, deixando nossas manhãs mais fresquinhas, saborosas e crocantes...humm.
Acho um programão sair com a família no sábado pela manhã para aproveitar um café antes de seguir a  intensa programação infantil. A Mercopan fica próxima à Praça da Encol (ops, Praça Carlos Simão Arnt). Sentamos numa agradável mesa na área externa.
Também dá para curtir seu cafezinho dentro da padaria. 
O cardápio é extenso. E muitas das atrações estão expostas para quem quiser “comer com os olhos”. Olha o tradicional panchos ali...
Além do cardápio, é interessante dar um pulinho na parte de dentro para admirar/escolher os doces, pães, alfajores e tortas. O visual é encantador e atiça ainda mais a fome. 
No dia em que fomos, nosso doce de leite uruguaio predileto estava em falta (magoei!): o Conaprole com crema (pote vermelho rosado). Mas alguém deu um jeitinho e conseguiu uma porção de outra marca para acompanhar a nossa alegria matinal à mesa. O Matias comeu o miolinho de pão francês e depois atacou a tal porção (o leitinho ele tomou em casa). 
O Mojo finalmente despertou para a vida com a sua torradinha de pão de miga, presunto e queijoE, óbvio, fechando todas num café com leite cremosinho. 
Já eu e a Cata fomos às alturas com o nosso croissant de presunto e queijo caliente.
Faltam sucos naturais por aqui (ponto MUITO negativo)!  Fomos nas versões “coca-cola dos sucos”.
Para completar o nosso lindo amanhecer, uns sonhos assados com recheio de creme e doce de leite MA-RA-VI-LHO-SOS. 
O paraíso: nada gordurentos e extremamente macios. Pedimos também duas medialunas (mas não chegam nem perto das argentinas).
Uma boa mãe perguntaria: e as frutas? Sorry, não tem. Mas veja por outro lado: tinha sol, cães passeando, o incrível pão de miga e o Sr. Sanduíche Mercopan (dos Deuses).
As crianças ainda fizeram uma amizade fofa.
R$ 40 foi o que custou nossa manhã com gosto del Plata. Lú, se a minha família fosse a São Paulo, eu levaria as crianças direto a uma bela padaria e apresentaria o “pão na chapa”. Aliás, pão é comigo mesmo.
Av. Ijuí, 642
Petrópolis – Porto Alegre/RS
(51) 33918090
8h às 20h. Domingo e feriados, 15h às 20h

10 comentários:

Mamma Mini disse...

Que delícia Alê, sabe que eu sou fanática por padarias, toda semana batemos ponto pra tomar leite com café, meu filho só a espuma do leite, pão integral na chapa (aquele caseiro delicioso) e queijo branco a parte... um sucesso... adoro pão miga, fiquei com água na boca deste de queijo com presunto torrado, e o doce de leite com miolo de pão fala sério, filhote ia amar... agora padoca boa aqui em sampa realmente tem várias, mas eu só vou em 2 sempre!hahahahahahahha beijos!

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Mamma Mini, "queijo branco" bom só aí em Sampa e no Rio. O RS também não tem. E esse teu comentário deu muito desejo depão na chapa + queijo branco derretido. Quais são as tuas padarias preferidas em Sampa? Conta, vai!Beijos grandes

Carol Garcia disse...

ai meu deus!
Sou fã de padarias!
adoro começar um dia tomando um belo café da manhã numa padoca bacana, seja grande, média ou pequena.
em tooooodas as nossas viagens a visita as padarias estão na programação.
ótimo post!
bjo bjo

Unknown disse...

Alexandra,
Adorei sua visita lah no blog. Suas fotos me deixaram com agua na boca. Menos mal q em dezembro vou poder comer as delicias.
bj

Pedro disse...

Já viu que padarias são a paixão e perdição geral né? Vale até uma série! :)
Aimeudeus!

Adorei o post e as fotos! Deixam a gente aguando!

Bjs,
Eliane

Luciana disse...

Ale,
Fiquei super feliz com este delicioso post em minha homenagem... A-DO-RO padarias...e a minha favorita em SP e a Galeria dos Paes. Se vc nao conhece, tem que conhecer! Fica na Rua Estados Unidos. E aqui tambem sou fa de carteirinha da Mercopan :)
Super obrigada!
Bjs,
Lu

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi, Lu. Sim, conheço a Galeria dos Pães, é maravilhosa e merecia um belo post. E dá para ver que somos todas, em geral, fãs de padarias, pq será? Beijos grandes para toda a família e adorei ter o teu comentário por aqui. Alexandra

Unknown disse...

Padarias são tudo de bom mesmo! Um perigo para nós paulistanas...hehe
Eu não sabia que o pão na chapa era "coisa nossa"...Adoro seu blog!

Anônimo disse...

eu sou vizinha da mercopan e nunca fui, mas, seguindo tuas recomendaçãos acabei indo onde com as crianças e simplesmente AMEI! vou seguir sempre o teu blog!! thank you very much!

Anônimo disse...

Que deliçiaa,curto comer bem assim a noite,em padarias só quando tenho transmissões ao vivo de desfiles,festas jogos ou coisa do tipo para a minha rádio rsrsrsrs..(Depois dizem que locutor n vive bem...td na vida pode ser maravilhoso,n podemos reclamar da vida senão ela qm reclamara de nós bjos