quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Mercado Público e a Feira do Livro: um city tour na própria cidade

Sim, não acho que o Mercado Público é um local extremamente kids-friendly. Contudo, é o tipo do programa que, vez ou outra, é preciso fazer com as crianças (e com adultos idem) para visitarem e conhecerem a própria cidade. Então, aproveitamos o início da Feira do Livro de Porto Alegre e fomos prestigiar um pedacinho do nosso Centro. A excursão vai começar...
Chegamos cedo, meio-dia em ponto, e fomos correndo pegar uma mesa no restaurante Gambrinus, que fica dentro do Mercado Público. Mais tarde, a fila de espera é grande. Sentamos na parte interna. 
Há também umas mesinhas na área externa. 
Para ter uma noção de como o restaurante é antigo, olha só essa pintura na parede do ano da Proclamação da República (1889). Ela surgiu quando os proprietários estavam fazendo uma reforma e, ao lixar a parede, encontram as pinturas originais. 
Pedimos dois bolinhos de bacalhau, o grande atrativo gourmet do local. Vi muita gente se encostando no balcão, pedindo só um bolinho desses e seguindo a viagem. 
Para as crianças, pedimos um congrio (chiques, não?). 
Para acompanhar, um belo feijão com arroz. 
Eu e o Mojo fomos no linguado, mas fiquei sonhando mesmo foi com a tainha recheada e o bacalhau à Gomes de Sá (fica para a próxima). Tudo estava delicioso e foi prazeroso ver os meus filhos comendo um peixinho fresco e saudável. 
Enquanto o Mojo fechava a conta, saí com as crianças para um tour pelas bancas do Mercado. “Mamãe, olha que bola de Natal mais linda”, comentou a Cata ao passar pela loja de candomblé. Ao avistar uma das vacas da CowParade, as crianças enlouqueceram. 
Foi um momento bem turístico, pois o bichano tem fotos de atrações de Porto Alegre nos buraquinhos...
Além da vaca, o porquinho ali também chamou muito a atenção da garotada...
Paradinha básica na cultuada Banca do Holandês - famosa pelos frios mais bem cortados da cidade - para comprar o nosso doce de leite argentinho: La Salamandra
Em outra banca, o Mojo, reforçando suas origens, levou uma erva para o seu chimarrão. 
E mais uma linguiça para o churrasquinho de domingo.
Fizemos uma pausa para a sobremesa em um dos mais tradicionais pontos do Mercado Público: a Banca 40
Confesso que não sou muito fã desse popular sorvete. O Mojo já foi logo relembrando seus tempos de infância e pediu a Bomba Royal, que consiste em sorvete, nata e salada de frutas
As crianças escolheram bolinhas nos sabores de chocolate e uva. Mais uma voltinha e seguimos a nossa excursão rumo à Feira do Livro de Porto Alegre. Fomos caminhando até o Cais do Porto, onde está localizada a seção infantil da Feira. Por ali, conferimos os livros, os contadores de histórias e a exposição linda das ilustrações dos livros (Traçando Histórias). 
Adoramos o livro "Bagunça e Arrumação"...
O tour ficaria ainda mais completo se tivéssemos embarcado no Cisne Branco pelas águas do Guaíba. Porém, já tínhamos feito o suficiente por um dia. Era hora de voltar para o hotel, quer dizer, para casa. 
Gastamos R$ 120 no Gambrinus (não é barato!) e mais R$ 20 na Banca 40. Na Feira, cada um escolheu um livro. Foi um legítimo city tour com compras, comidinhas, atrações turísticas e fotos. Só faltou mesmo um freeshop.

Mercado Público, 85 
Centro - Porto Alegre / RS 
(51) 3226-6914

8 comentários:

Unknown disse...

Que programa kids-cult!
Porto Alegre é demais

Pedro disse...

Adorei! Esse roteirinhos é a minha cara! :)

Bjs,
Eliane

aryele disse...

Ótima dica de passeio, aliás passeio completo!
Mas preciso urgente, urgentissímo uma dica de onde encontrar uma super hiper mega e maravilhosa banana split na cidade, rsrs.
Estou em contagem regressiva para a chegada do segundo filhote e tenho 10 dias para colocar em pratica todas as minhas vontade e ja rodei Poa procurando uma, será que vcs conseguem me ajudar, rs. Bjus

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Aryele
Não sou uma craque em banana split, mas acho que nessa Banca 40 do mercado público tem um famosa.bjs

Ana disse...

Sabe que quando estive ai o mercado foi um dos meus lugares preferidos??rsrsrs..
bjs,otima semana!!!
;-)

Alexandra disse...

Adorei a idéia, mas tenho um pouco de medo da confusão do centro. Como está para chegar lá sem o acesso ao viaduto? Foi tranquilo?

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Alexandra (estranho falar com outra Alexandra)
Com crianças é preciso escolher um bom horário: sábado, ao meio-dia, foi perfeito e sem confusão!bjs
Alexandra (parece até que estou falando comigo mesma)

Elisa Beylouni disse...

Amei! Programão! Boa pedida Alexandra...até arrancou fora aquela preguiça da nossa cidade com crianças nessa época do ano de tantos afazeres. E a dica de começar cedo é a minha cara. Não tenho conseguido postar nada no meu blog, acredita? Coisas, coisinhas e coisonas pra fazer e o melhor, que é escrever, não dá tempo. Grande abraço. Adoro o teu blog.