segunda-feira, 28 de março de 2011

Dodô no Morro da Borússia: uma vista linda da gastronomia local


A Taina é mãe da Gabriela. Além de minha amiga e colega de profissão, ela divide comigo a paixão por comer bem, passear e descobrir cantinhos gostosos. Quando ela colocou a foto desse local no Facebook eu amei: tem joguinhos, boa comida e uma vista linda do Mirante. Só que a vista vai ficar por conta e imaginação, pois ela não registrou (tinha outras coisa mais interessantes para fotografar, ora bolas). Ainda bem que ela resolveu contar tudo para gente aqui no Destemperadinhos. Fala aí, Taina!
Subindo o Morro da Borússia, na cidade de Osório – caminho para as praias gaúchas - , o destino mais provável seria o Restaurante À Lenha, que é mais conhecido e fica junto ao mirante. Mas, era segunda-feira e o À Lenha estava fechado. A opção foi seguir a única placa que apareceu, e confiar no guardinha do mirante que garantiu que o Restaurante Dodô era bacana.
Pois bem. O Dodô é uma mistura de mercadinho e restaurante / boteco. Durante a semana só servem lanches, e no fim de semana tem almoço com comida caseira. Vou ter que voltar pra provar. O tal Dodô ainda vive, mas parece que quem toca o negócio é o filho e a esposa. A Sra. Dodô também apareceu pra dar um alô e desconfio que ela administre a cozinha. O lugar é daqueles que vão se montando com a cara do dono, com as referências e gostos do proprietário, uma coisinha aqui, outra ali, e vai dando certo. Tem uma mistura muito esquisita de cartazes de cinema de filmes de gosto duvidoso com alguns LPs bem antigos. 
Percebe-se que eles têm especial apreço pela década de 70. Na vitrola, tocava Simon & Garfunkel e outros que eu não lembrava ou não ouvia desde a minha infância. 
Enquanto não vem a comida, a gente se diverte olhando os objetos antigos, que vão desde uma televisão com cara de Jetsons...
 até um bodoque ou uma coleção de bolinhas de gude. 
Outra opção, para aguardar a chegada dos pratos, é escolher um dos joguinhos que estão espalhados pelas mesas e lembrar como se distraiam as crianças de anos atrás. Tem pega-varetas, jogo de damas, xadrez, tiro ao alvo, entre outros. 
Depois de tudo, vem a melhor parte. Já falei que fica no Morro da Borússia, né? Pois isso significa que quase tudo leva linguiça ou salame. Eu fui de linguiça calabresa frita na panela de ferro coberta de mussarela, acompanhada de farofinha e pão colonial, que chega quentinho. Vem tanto pão que aceitei a oferta de levar o que sobrou. 
A Gabriela, minha filha, escolheu o não menos calórico torradão: pão colonial, salamito, mussarela, tomate, alface e OVO! 
Tudo muito nutricionalmente incorreto, mas quem se importa? Não subi o morro pra comer alface. O preço? Foi baratinho, 39 pilas pelo torradão, a linguicinha que serve 2 pessoas, suco e 2 refris.
RESTAURANTE DODÔ 
Estrada da Borússia, 371 Osório, RS 
Fone: (51) 36632905 
Mais informações sobre o Morro da Borússia aqui ou aqui.

5 comentários:

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Adoraria a torrada. Tem opção sem linguiça?

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

OI Cinderla Alex, tem almoço nos finais de semana. E a torrada é com salame! bjcs grandes
Alexandra

Ana Paula Begrow disse...

Legal a idéia do blog!
Abraço.

Ana disse...

Amei o clima retrô do lugar!! um charme!! ;-)

Mirys disse...

Que tal uma foto com os pequenos na cozinha????

Essa vale pra todo mundo com filhos! Que tal ingressar no desafio "mamarazzi week"? Ideia bem legal de blog internacional.

Mas está tudo bem explicadinho em http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/03/mamarazzi-monday-diario-da-mirys.html

Vamos nessa?
Bjos e bençãos.
Mirys