quinta-feira, 3 de março de 2011

Whole Foods: o meu parque de diversões orgânicas e naturais

"Se cada post tivesse uma dedicatória, como nos livros, esse seria para a Claudinha Gonçalves e Sabrina A. Saudades de vocês."
Sou apaixonada pelo Whole Foods, supermercado americano que vende produtos naturais e orgânicos. Seu conceito, seu visual, sua história e seus princípios me fascinam.
Whole Foods surgiu na década de 80 na cidade de Austin no Texas. De lá para cá, cresceu horrores. Foi considerada pelo jornal Financial Times como a rede de supermercados que mais cresce nos Estados Unidos. Já tem lojas no Canadá e na Inglaterra. “A rede tem planos de abrir suas portas na América do Sul, principalmente no Brasil”, contou-me a funcionária do caixa do supermercado de Orlando. Será? Puxa, vou ficar na torcida!
Saiba mais sobre a história do Whole Foods aqui (em inglês) ou aqui (em português).
Caso você viaje para alguma cidade dos Estados Unidos (com ou sem crianças), procure por um Whole Foods no GPS ou no Google Maps (você vai me agradecer!).
A ideia não é apenas fazer compras como num supermercado qualquer. Mas, sim, tomar um café, fazer um lanche, almoçar ou jantar por lá mesmo.
A qualidade dos pratos é algo incrível, de outro mundo. E o preço, mais incrível ainda!
As ilhas gourmets estão espalhadas pela loja.
 Funciona assim: você pega o que deseja,...
...vai pegando...
...sanduíche, café, ...
...sorvete, bolinho,...
...ah, leva um vinho também para brindar!
Pronto? Paga no caixa e carrega tudo para uma área gostosa com mesinhas e, algumas vezes, com sofás. Como a tonta aqui esqueceu de fotografar a área de alimentação do Whole Foods de Orlando, meu marido emprestou a foto dele tomando um belo café da manhã na área do Whole Foods de NY na Columbus Circle, ao lado do Central Park. Valeu, Mojo. Outra excelente dica.
A família toda ainda dormia no hotel quando parti bem cedo atrás do meu momento Whole Foods (eu e meu “companheiro” GPS). Eu moraria neste lugar. É o meu Magic Kingdom de Orlando.
O Whole Foods não vende Coca-Cola, produto que agrida ao meio-ambiente durante a sua produção, ou seja, não vende gororoba. Além do foco em produtos orgânicos e naturais, o Whole Foods valoriza os fornecedores locais de cada região onde está inserido (veja as plaquinhas "local" espalhadas pela loja).
Promove também atividades que valorizam a comunidade.
Neste supermercado de Orlando que visitei, todas as manhãs, às 10 horas, você pode curtir uma massagem enquanto saboreia o seu café da manhã . Alô, pais e famílias com bebês em Orlando: o Whole Foods tem papinhas orgânicas...
...e muitas frutinhas.
Gente, não é fácil se alimentar bem nos Estados Unidos. E o pior: é raro encontrar comidinhas que agradem o paladar infantil. Por essas e por outras, voto no Whole Foods como uma excelente saída para comer ou comprar algo saudável durante uma temporada em Orlando ou nos States. Neste dia, comprei minha sacola ecológica ...
...e gastei US$ 50 em produtinhos, temperos, frutas, cereais, pães e outras delícias que dividi com a família horas depois. Eu teria voltado ao Whole Foods todos os dias da viagem se a correria dos parques não fosse tão alucinante e cansativa. Vai por mim, aqui é o lado mais saudável e relax da terra do hambúrguer.

WHOLE FOODS MARKET
8003 Turkey Lake Road
Orlando, FL - USA
Fone: 407- 355 7100
Diariamente, das 8h às 22hs.
Localização no mapa
www.wholefoodsmarket.com
blog.wholefoodsmarket.com/
twitter: @WholeFoods @WFMOrlando

8 comentários:

Unknown disse...

Tambem adoro o Whole Food.
Aqui em Londres tem bem na frente do Kensington gardens, delicia para um picnic.
E a area de bebes eh otima.
Exelente dica.
bj

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Eu vou pedir um visto para ficar morando dentro deste super. Visitei um em Boulder que tinha o mesmo conceito. Deve ser da mesma rede.
Tomara que invistam aqui, mas será que os preços não vão ficar muito elevados?
bjs

Priscilla Perlatti disse...

A melhor dica EVER que eu já li para quem viaja com filhos pequenos. Não sabia que tinha em Orlando e que eles tinham papinha orgânica.
Bjs
Priscilla

Ligia disse...

Bom dia, Alexandra!

Nada mais matinal, natural, e saudável que esse seu post!
Que grande aventura, eu diria; esse seu passeio "desbravador", no mundo das coisas que fazem bem à saúde, dão prazer, e ainda é bom pra nosso planeta!

Adorei a missão deles: "Whole alimentos, Whole pessoas, Whole planeta", que conjuga satisfação do cliente (saúde), excelência em serviços (motivação dos empregados), e cuidar do meio ambiente (sustentabilidade).

Aliás, adorei o link que você colocou aqui!
Por isso gosto demais de seus posts: você vai além do que fez, ou viu; disponibiliza mais informações para seus leitores. Sensacional!

Uma coisa que achei incrível, é a preocupação deles em incentivar e estimular o cliente, a explorar os 5 sentidos do ser humano, apelando para o visual (design das lojas, e disposição das mercadorias), o paladar (essa coisa de comer no local), os aromas (imagino o cheirinho alucinante pela loja), o toque nos produtos (poder escolher, pegando e sentindo), etc...e tudo isso que você nos conta e mostrou muito bem pelas fotos!

Puxa, deu uma vontade de ir lá...
Só posso dizer que a Claudinha Gonçalves e a Sabrina A. podem ficar orgulhosas dessa dedicatória, porque o livro ficou bárbaro! Um best-seller! Cada capítulo melhor do que o outro! O dos pães, bolinhos e tortas, então...foi de me emocionar! Principalmente agora, de manhã cedo, que daria tudo para estar dentro desse roteiro, queria ser um personagem da história!!!! Rsrrsrss
Sua viagem foi quase um conto de fadas, heim, Ale?
Show!
Beijos.

Magali Moraes disse...

Também sou louca por esse supermercado-parquinho de diversões!! É um contraste se comparado às frituras e gorduras dos EUA.
Bjs

Paola disse...

Meu filho queria comer framboesa e fomos, a caminho do Epcot Center, comprar no Whole Food. E pra tirar a gente de lá depois? Quase impossível. Uma framboesa virou um passeio enorme. E as comidas são ótimas, td é lindo. Ai, já to com saudades.

Caroline disse...

Se você vier visitar algum lugar na área do Mid-Atlantic, não deixe de ir a um Wegmans. Não é todo "orgânico" como O Whole Foods (apesar de oferecerem uma farta gama de produtos orgânicos também), mas é muito bom. A padaria/confeitarias deles é uma loucura.
Carol

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Caroline! Em 2008 tive a chance de conhecer o Wegmans www.wegmans.com perto de NY. Concordo contigo, é maravilhoso. Uma coisa muito legal é que eles ensinam receitas nas lojas (com degustação e tudo mais. Boa dica.