quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Chaika do Rio, a lanchonete das crianças e dos doces

“O Chaika, que fica na Visconde de Pirajá logo depois da Joana Angélica (ou seja, pertinho da praça Nsa. Sra. da Paz), costuma fazer sucesso entre as crianças com seus pratos infantis - a maioria com nomes de personagens de desenhos animados - sanduíches bacanas, mas especialmente pelos sundaes caprichadíssimos!” Foi mais ou menos isso que a Cynthia Jacques da "Kids in" me escreveu após trocarmos alguns e-mails. Eu enviei um texto com fotos sobre Gramado e Canela com crianças para a próxima edição da revista, e ela me passou algumas de suas dicas de programinhas com as crianças no Rio. 
Eu já tinha lido pela blogosfera que o Chaika é um dos queridinhos da garotada carioca. Então, tratamos de averiguar. Depois de uma bela praia em Ipanema, fui almoçar com as crianças e a minha mãe neste local cheio de tradição. Ao chegar, percebi que o forte mesmo no Chaika são os doces, tortas, sorvetes e sobremesas
A entrada do restaurante é uma confeitaria daquelas de encher os olhos. Mais tarde, conversando com um "amigo carioca" (esse amigo já é quase da famíliia...falta pouco!), descobri que Chaika é sinônimo de doces e tortas no Rio de Janiero, e que a torta brigadeiro da casa está na memória gustativa de muitos carioquinhas.
Sentamos na área do restaurante. 
O ambiente é simples, com todo o jeitão de lanchonete americana. 
O cardápio é imenso: pizzas, saladas, refeições, sanduíches e tudo mais. Único coisa que não me agradou foi a falta de janelas, ar puro e espaço ao ar livre.
A Cata implorou para comer um hambúrguer e usou um bom argumento: “é férias!” (e vamos combinar, férias pode “quase” tudo).
Para o Matias, o prato que não tem erro: arroz, fritas, bife e um feijão (cadê o feijão da cumbuca que estava aqui?) 
Eu e minha mãe nos deliciamos com um suco de abacaxi ...
...e dividimos o clássico dos clássicos, o picadinho
Simples, porém gostoso. As crianças também provaram o picadinho e adoraram.
Hora de atacar a sobremesa. Apesar da casa oferecer linha diet e sorvetes com iogurte, a gente elegeu os docinhos com muito açúcar. Matias sumiu com o brigadeiro de colher e...
...e eu devorei uma cheesecake fesquinha.
A conta foi R$ 110. Se fosse pelas crianças, teríamos voltado ao Chaika todos os dias. Na próxima quero focar minhas “pesquisas gastronômicas” somente nos doces e nesse sundae caprichadíssimo que a Cynthia citou com tanto entusiasmo (provem por mim!). Obrigada, Cynthia!

R. Visconde de Pirajá 321
Ipanema
- Rio de Janeiro / RJ
Tel.: (021) 2287-8776

Todos os dias das 9h à meia noite.



2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Alexandra!
Em lugares assim também sou criança! (sorrio)
Tenha uma linda quarta-feira!

Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de Paulo Cesar’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Sheyla disse...

Adoro a Chaika. Mesmo tendo morado minha vida toda em Brasília, ia muito ao Rio e sempre fazíamos uma visitinha. Adoro os sanduíches e, claro, os doces! Nunca fui com meus pimpolhos. Dica anotada. Abráço.