terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vinícolas no Chile. Dá para levar crianças?

O Chile é famoso pelos seus excelente vinhos e belas vinícolas. Aliás, muitas dessas vinícolas estão próximas de Santiago do Chile. Depois de fazer uma pesquisa com amigos (minha amiga Isabela Truda Boaz que deu esta dica certeira), a recomendação foi ir um pouco mais adiante (viagem de 100km partindo de Santiago) até o Vale de Casablanca. Vinícolas com crianças? Isso lá é programação para a família? Hello!!! Este post não deveria estar no blog daquele trio famoso que apareceu na Veja como uma das 115 razões para amar Porto Alegre? Bjs, Destemperados. Este lugar é demais com ou sem crianças na bagagem.
Afora bons vinhos, a família poderá fazer um passeio cercada por bosques, ovelhas, lindas paisagens e, dependendo da vinícola, lago, patos e playground. Assim é a Casablanca, uma das “rutas del vino” próximas de Santiago.
É claro que o nome vem da fama da produção de vinhos brancos da região (e que vinhos brancos!). Para a turma que torce o nariz para brancos: bons tintos também marcam sua presença nessa rota, como pinot noir da Casa Marin ou da Amayna.
Tá, e as crianças? Viemos aqui para beber ou para brincar? Bem, para começo de conversa o tour poderia iniciar lá na Casa del Bosque. Para isso,  clique neste link e dê uma olhadinha no excelente post da Cinthia do blog Chile para Crianças (Vinícola Kids Friendly).
Blog Chile para Crianças
Clicou? Gostou? Então só para deixar você em dúvida (eu fiquei) vou apresentar a Matetic uma vinícola grande e familiar. Seu diferencial é ser orgânica e biodinâmica. Ou seja, respeita todo o ciclo da natureza sem utilizar nada de produtos químicos. Ser biodinâmico vai muito além de ser orgânico, pode estar certo disso. Este lugar encantador respira Antroposofia. 
Tanto cuidado só poderia resultar num vinho de qualidade superior e com um preço acima da média. Não é por menos que os chilenos apelidaram a Matetic de “Matechic.” E mais: esse ano a Revista Wine & Spirits elegeu pela segunda vez a Viña Matetic entre uma das 100 melhores do mundo.
Visitamos a produção, armazenamento, etc e tal. Três crianças acima dos oito anos estavam em nosso grupo. O tour finaliza em uma sala de degustação. Nem preciso falar que este é o momento mais esperado e gostoso de todo o tour. A grande estrela da casa é o Shiraz
Hora do almoço e fomos conhecer o restaurante Equilibrio dentro da Matetic, pilotado pelo chef Matias Bustos. 
Na entrada, um plaground lindo, laguinho, patos e um astral indescritível. 
A comida nem precisava ser boa, a gente seria feliz só tomando aquele vinho espetacular e comendo um pãozinho do couvert. 

O ambiente do restaurante reforçava ainda mais a nossa felicidade: um gazebo em madeira com janelas de vidro com vista para o lago e o bosque. Paradise!
Para os niños, o menu kids oferece: hamburguesa, ravioli ou pescados (o peixe do dia era reineta).
Os nossos pratos faziam parte de um pacote (tour + degustação + almoço harmonizado). Abram alas para as entradas: um delicioso ceviche com abacate, corvina, shoyu e pimentões.
E uma salada verde fresquinha com camarões (juro, não era qualquer salada). O restaurante usa ingredientes da própria fazenda da Matetic.
Outro vinho para acompanhar os pratos principais...
Bravo, uma carne plateada (prato típico chileno) e...
um peixe (não lembro o nome do peixe) para comer ajoelhado. Foi uma de nossas melhores refeições da viagem, sem sombra de dúvida.
As sobremesas chegaram para finalizar com chave de ouro a nossa gloriosa tarde no Vale de Casablanca.
No final da refeição, fomos visitar a La Casona – pousada da vinícola ao lado do restaurante. Très chic!  Para os interessados, crianças são bem-vindas.
O Yuri (o de óculos na foto) - proprietário da Exploring Chile - foi o nosso guia desse passeio. Recomendo fortemente (ainda mais em família!). Ele planeja viagens e passeios personalizados em todo o Chile. 
O pacote completo da Exploring Chile com  almoço + tour + degustação + transporte até o local saiu por volta de US$ 130 dólares por adulto (com 4 adultos - no mínimo - no carro). O valor incluía também a visita em outra vinícola pequena, porém espetacular: a Casa Marin. Um dia para não esquecer jamais.

Fundo Rosario, Lagunillas, Chile
100 km de distância Santiago e 40km de Valparaíso
Rest.: terça a domingo (das 12h30 às 16h)
Tel: (56-2) 595 2661  info@mateticvineyards.com
Tel. restaurante: (56-9) 8920 2066 
Mais informações em: www.casablancavalley.cl e  www.exploringchile.com/
Outras boas vinícolas próximas:
www.casamarin.cl
www.vgs.cl

7 comentários:

Carol Garcia disse...

mimata na hora do almoço ale!!!!!

adorei a dica. pensamos em chile, mas nunca em levar isaac.

tá que já to de partida pra outra sem ele, oogo, vendo possibilidades infantis em todos os cantos pro proximo roteiro.
amei esse post!

bjooooo

Chile para crianças disse...

Alexandra,
Grande honra estar no Destemperadinhos!
Pra variar, amei o post e mais uma dica fantástica.

Próxima parada: Matetic! E é perto de casa...

Bjs e muchas gracias,
Cinthia
@chileparacriancas.blogspot.com

Sut-Mie | Viajando com Pimpolhos disse...

Me bateu um sonho: passear e conhecer essas vinículas c/ vc, a Cinthia e as crianças! Lindíssimo post e mais um lugar para essa listinha que está ficando tão, mas tão comprida!!
Bjs
@viagempimpolhos

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Nossa, Sut. É um belo sonho. Eu, tu a Cinthia e as crianças pelo Chile. Tem tanta coisa que eu gostaria de conhecer por lá: lagos, deserto, neve com as crias...
Cinthia, É uma honra ter uma companheira de dicas do Chile. Adoro este país. Obrigada por contribuir com lugares tão especiais. BJS

Érika Marques disse...

É uma tortura (boa) acompanhar suas dicas e da Sut e Cinthia. A lista dos lugares para 2012 estão aumentando, estou realizando o planejamento para as férias e feriados, e tendo que dividir os roteiros ( com o filhote e só com o maridão) :-)

Chile como sempre supreendente! Eu adoro vinho Shiraz!!! :) :)

Beijos,

Érika
@vejaoutrosares

Eu Viajo com Meus Filhos disse...

MEO DEOS, Alexandra!
Dá licença que eu vou alí no Chile e já volto!
AMEI!!!! Foi para o TOPO dos destinos desejados!

Sílvia Oliveira disse...

A-D-O-R-E-I! Fantástico. Quero voltar correndo pro Chile com a minha Matraquinha! :-D :-D :-D