terça-feira, 21 de setembro de 2010

Iaiá Bistrô, simbora pra Zona Sul!

Eu morei e cresci na Zona Sul de Porto Alegre. Assim, tenho a maior satisfação em levar meus filhos para aventuras gastronômicas por essas bandas. Convidamos meu pai e minha mãe e fomos jantar no Iaiá Bistrô. Sugiro dar uma pesquisada no Google maps antes de ir. Não fiz isso e fiquei dando voltas de carro pela Assunção - muito amadora. 
Logo na chegada, achei que o bistrô não combinava muito com crianças a tiracolo: bem romântico, velas, flores,...
...enfim, cheio de “climinha”
De repente, uma porta surgiu e, tchan, uma linda brinquedoteca foi descoberta! Nela é possível pintar até as paredes
Livrinhos ...
...e jogos à disposição.
A proprietária, Daniella – uma das fundadoras do saudoso Sanduíche Voador - , foi muito atenciosa e providenciou o prato das crianças rapidinho. Nem olhei o cardápio, só perguntei se ela conseguia uma massinha com molho de tomate e um filé. Ouvi um sonoro e simpático … “sim, claro, a gente dá um jeitinho.”  
Até umas batatinhas fritas apareceram para completar os mimos infantis à mesa.
Resolvido o prato das crianças, tratamos de pedir os nossos. A minha amiga Paola Barbieri já tinha me comentado sobre os acarajés com molhinhos de vatapá e caruru (quiabo).…hummm (leia sobre eles também no Destemperados). 
Gostei tanto que nem toquei no trio das pimentas: geléia (a mais suave), a vinagrete e a forte malagueta.
O Vô Dudu quis só tapiocas. Consegui registrar a versão salgada de charque...
E o seu Campari...
Já a tapioca doce, de banana com doce de leite, só consegui fotografar o restinho...
Vó Ró topou dividir uma moqueca de siri comigo. Fomos muito felizes na escolha. Adorei os acompanhamentos, principalmente minha farofinha com banana. Nada é picante demais (se quiser, carregue no trio de pimentas).
A Daniella sugeriu um vinho branco da Salton para acompanhar nossa moqueca que me surpreendeu: Volpi Chardonnay.
Ao lado da nossa mesa, um casal com filho pequeno (em torno de um ano e meio), iniciando suas food experiences with kids and Xuxa Só Para Baixinhos.
Na hora da sobremesa, o Matias comeu sozinho o mesmo doce de quando o Diego esteve no Iaiá: “o” suflê de chocolate. 
Tive que me contentar com a raspinha do suflê (põe “inha” nisso). Fechamos a conta em R$ 168. Aos domingos, abre para o almoço - dia em que o Iaiá deve ficar ainda mais gostoso com as crianças, um solzinho e uma volta pelo Guaíba. 

Rua Chavantes, 636
Vila Assunção – Porto Alegre/RS
(51) 32 22 0098
Terças a Sábados, a partir das 19h
Domingo das 12h às 15h30

8 comentários:

Carol Garcia disse...

lugar bacanérrimo!
adorei as opções.
e a brinquedoteca????

bjo bjo

Mariana disse...

oi alexandra, passa la no blog que tem selinho para ti! ah, e tenho nova dica: bistrot da marina na marina das flores! o que comer? a la minuta!
mariana do diario da mariana

Diego disse...

É um dos meus lugares preferidos na cidade hoje. Tanto pela comida, quando pelo atendimento, passando pelo agradável ambiente.
Nota 11!
Bjos

Ana disse...

Isso definitivamente é golpe baixo..vc sera responsavel pela minha mudança..de mala e cuia para o Rio grande do Sul....kkkkkkkkkk..adorei!
;-)
bjs,otima quinta..tava c saudade dessas suas novidades charmosas..tava meio fora da net,mas voltei!
;-)

Unknown disse...

Dá-lhe Galera da ZS!!! Gostei do prestígio aos "outros cantos" da cidade.
Adorei também a foto da "panceta" do Vovô. hahahah. Deve ser resultado de muita tapioca.
beijos

Ligia disse...

Alexandra,
Incrível, como um mesmo lugar, pode ter múltiplas facetas, dependendo do ponto de vista (e de boca, claro!) de quem o apresenta.

Já havia ficado encantada, com o post que o Diego fez do Iaiá, e agora, sob a sua apresentação, a gente vê que o lugar é super, mesmo!
Adorei as escolhas de seus avós! Vê-se que, quem sai aos seus, não degenera...E o DNA gastrô de qualidade continua na Catarina e no Matias (aliás, eu adoro essas mãozinhas dele, comendo batatas fritas, ou tomando sorvete, com calda de chocolate! Fofinhas, e fofíssimas!)

Fico impressionadíssima com o padrão dos restaurantes/cafés e outros pontos gastronômicos de Porto Alegre, e cidades vizinhas frequentadas por vocês!
Já até comentei isso, várias vezes, com os meninos e a Lela. Bacana, mesmo, o RS e sua vocação pra os prazeres à mesa.
O único problema, será quando eu voltar aí, depois de muitos anos, e ter que escolher onde ir....Ou então, como disse a Mãe Mochileira, filho malinha (adoro esse nome. rsrs), teri que mudar pro teu estado...
Beijos, querida, e bom fim de semana (que, com certeza, será dividido conosco, mais pra frente).

Joana disse...

Graças a tua dica, tivemos um domingo maravilhoso na zona sul! O sol não deu as caras, mas estava mais quentinho e pudemos aproveitar as mesas da rua do Iaia. O meu prato estava divino, Congrio com Purê de mandioquinha e molho de tamarindo, e a sobremesa indicada - souflê de chocolate - era uma loucura. Até a Mariana ganhou um prato de arroz, feijão e filé. Se não fosse pela demora na chegada da comida dos adultos, estaria tudo perfeito! Valeu pela dica!! Beijos, Jô

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Jô

Fico muito feliz que tu curtiu e comentou por aqui! Acho que a partir de agora (com a Mari completando 1 aninho) vais aproveitar mais as dicas do Destemperadinhos. Beijos grandes
Alexandra