quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Liguria em Santiago: imperdível com ou sem crianças


Para a saúde de todo o casal, sou a favor de, volta e meia, deixar as crianças de fora das food experiences ou viagens. Mas, sei lá, o lado kids friendly acaba me perseguindo. Comecei a registrar esse lugar em Santiago do Chile para o Destemperados e, no final, descobri ser perfeito para o Destemperadinhos também. A dica foi da minha amiga Cris Berger que comentou: “Não deixa de ir no Liguria”. Amém para a Cris, foi meu primeiro e inesquecível almoço na cidade.
Fomos no horário do almoço. Não tenho certeza se à noite o Liguria combina com crianças. São três filiais na cidade, todas por Providencia. Fui no da Av. Luis Thayer Ojeda e recomendo esse endereço. Até o Rei das viagens, Ricardo Freire, classificou o bar-restaurante, recentemente, como incontornável e tradicionalérrimo (ver post aqui)
O ambiente é lindo, lindo e mais lindo. Uma miscelânea de coisas penduradas na parede – todas convivendo em plena harmonia visual.
O bar na entrada é tudo. 
Sentamos no segundo piso. Tem até um DJ.
Calma, não se assustem: a música não perturba nem os bebês que engatinham pelo chão...
Eu teria passado a tarde inteira no Liguria se não tivesse tão poucos dias em Santiago. O lado bom de estar aqui sem crianças é que bebi muitos piscos e saí “piscotonta” do bar (essa bebida pega muito).
Tudo é acolhedor, principalmente as comidinhas..hummm. Começando pelo inegável couvert. Em todos os restaurantes que estive em Santiago (ver post Coquinaria e Aquí está Coco no Destemperados), o molho vinagrete "pebre" - espécie de molho vinagrete, só que mais picante - estava sempre ali ao lado dos pãezinhos.
Tudo tão bom que nem lembrei de tocar nas mostardas maravilhosas...
Conversei com um casal paulista muito simpático. A filha deles estava concentrada no kit de pinturas do Liguria que segue a linha e todos os detalhes da programação visual do bar. Amei!
Por indicação de uma amiga chilena, a Márcia Briones, pedi de cara o pastel de choclo (milho). “Não temos hoje de choclo, só de jaiba”, respondeu o garçom. Jaiba? (jaiba ou cangrejo = siri). Entendido o sabor, nova descoberta: o pastel de jaiba era algo como um delicioso suflê. Obrigada, Márcia.
Agora, imbatível mesmo estava o queijo de cabra quente com tomates e rúculas. Socorro!
Como as entradas foram muito bem servidas, dividimos os pratos principais. Tranquilamente meus filhos comeriam rindo a Mechada con Spaghettium molho de tomate supimpa e uma espécie de carne de panela. (sim, esse é o prato já dividido!)

No outro canto da mesa, companheiros queridos de viagem dividiram o belo Raviólis de Espinafre com Ricota (dá pra ver de canto, minha amiga com o garfo na mão e nervosa para atacar seu pratinho).

Pagamos R$ 100 por casal. Não chegamos à sobremesa. Mais um motivo para voltar com os pimpolhos. Santiago é show. "Confesso que vivi" muito nesses dias pela terra de Pablo Neruda. E também comi.

LIGURIA BAR-RESTAURANTE
Luis Thayer Ojeda , 019
Providencia – Santiago /Chile
56 + 2 231 1393
www.liguria.cl/
Localização no Mapa

9 comentários:

Anônimo disse...

Texto e imagens impecáveis.Adorei Alex.
Beijos
Hellen

KidsIndoors disse...

Oi, oi! Fiquei curiosa! Quero ver o jogo, sim!!
Minha cunhada vai agora em outubro pra BsAs e ela tá te acompanhando por aqui... pra ver onde é mais legal ir! Obrigada pleas palavras de carinho! abarços, gisele

Unknown disse...

Que lugar encantador!!!!!!!!!!!
Esse pastelão de cangrejo devia tar uma máquina!!!
Amei a decoração, inclusive com crianças no piso.
Não é a toa que o Chile é o Chile

Ligia disse...

Ai...perdi o post das praias (Garopaba) e cheguei atrasada nesse (a velocidade dos posts é maior que a de motel, ou de churrascaria rodízio! Ou ainda, de quem vai ao primeiro, pra depois ir ao segundo, e vice-versa, com muita fome - com duplo sentido, por favor).

Depois desse momento impróprio para menores, digo que fiquei também encantada com o Liguria.
Muito bacana mesmo! Que máximo a decoração, com a ousadia de misturar Audrey com o Sagrado Coração de Maria, e ficar lindo!
E o que é aquele lustre? E aquele chão, de ladrilhos p&b, no qual poder-se-ia jogar xadrex?
Agora o que gamei mesmo, foi a casquinha de jabaia no prato de barro! Ficou parecendo até um prato de comida baiana, ou do Espírito Santo!
Deve ser uma coisa de louco!

Pra mim, bastava o pãozinho, com manteiga e mostarda, "descendo" bem escoltado, por esses piscos!

Estou precisando rever minha lista de must go. Acho que terei que dar um confere trás Andes. O Chile, pela sua ótica, está "causando". Com ou sem crianças, preciso ir.

Mas antes, tenho que subir, e ir ver o seu post aqui de cima, que parece ser coisa boa também.
Beijos

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Gisele, tem uma loja em Santiago que é a tua cara: Casa & Idéias! O Liguira é o máximo e Santiago mais ainda. Recomendo muito a viagem para lá (com ou sem crianças, viu Ligia!). Obrigada pelos elogios, Hellen!

Joca Simonetti disse...

O liguria é realmente fantástico. Recomendo firmemente que conheças o mais tradicional deles, na Av. Providencia, ao lado da estação Manuel Montt do Metrô. Endosso a Alexandra e recomendo também a Casa e Ideias - toda vez que vou a Santiago volto com coisinhas de lá.
Uma observação: o que trazem com os pães no couvert não é molho vinagrete, mas "pebre" - lembra o viagrete, numa versão mais picante.

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Valeu, Joca pela correção. Vivendo e aprendendo Abs e não vejo a hora de voltar para Santiago!

Priscilla Perlatti disse...

Oi Alexandra,
Vim aqui 'namorar' os posts de Santiago. Estou indo com as crianças (3 e 6 anos) passar uma semana lá em agosto e se vc tiver mais dicas de programas bacanas para fazer com os pequenos vou adorar saber.
Bjos
Priscilla

Chile para crianças disse...

Adorei as dicas chilenas!
O bom é que estou morando aqui no Chile este ano e dá tempo de aproveitar tudo!

Aliás, o 'pastel de choclo' já foi eleito o meu favorito da culinária local. Já minha filha de 5 anos, ama as empanadas!

Precisando de alguma informação daqui, é só dizer.

Cinthia