Receita:
Comprar um 1k de camarão com casca, não muito grande. Lavar bem e retirar as cabeças (eca, trabalho ingrato, mas recompensador no final).
Secar bem os camarões no papel toalha. Enquanto isso, cortar o alho em lâminas fininhas. Quantas
Separar sal, óleo, azeite, shoyo e uma frigideira grande. Fizemos em uma panela elétrica dentro da churrasqueira, pois na praia não temos coifa.
Colocar o óleo e o azeite. Deixar aquecer e acrescentar o alho. Quando começar a dourar, retire o alho da panela e reserve.
Feito isso, jogue os camarões para a panela. Fizemos a receita em duas etapas, pois 1k de camarão não cabe inteiro nessa panela.
Quanto mais tempo fritar, mais gostoso e crocante fica. A Lú recomenda usar duas espátulas para mexer e virar os camarões a todo o instante. Quando estiver quase no ponto, bem torradinhos, acrescentar o sal a gosto,...
o alho torrado e shoyo. Segundo a Lú, as quantidades são a olho (incrível, ela nunca me dá as medidas certas). Pronto!! O melhor petisco pós-praia está servido!
Acima dos 18 anos, vai bem com cerveja gelada, gin tônica e caipirinha. Para os baixinhos, um milho cozido para incrementar ainda mais o menu kids by Lú Bononi.
Certo, chefinha? Saudades do verão!
9 comentários:
hummmmm...
deu até pra sentir o cheirinho.
que maldade...kkkkkkkk
ótima receita. somos todos viciados em camarão.
bjocas
oi alexandra, tem post especial para ti no blog!
beijos,
mariana do diario da mariana
esse camarao fica mesmo fantastico e concordo plenamente q é o melhor petisco pos praia. com uma ceva entaooooo!! mas uma correçao so na receita: voce picou 8 DENTES de alho, nao cABEÇAS ehheeh
Hummmmmmmmmm delícia! E depois de um mergulho, entao...
Tô te seguindo no twitter tb, viu?
Bj bj
Obrigada, Leandro. Sou ruim de anatomia do alho!!
Vou corrigir o erro. Mas, pelo menos sei cortar o alho. bjs
Caraca, o tamanho da inveja que eu tô sentindo não deve fazer bem para a saúde!!!
Camarão e Silveira, que *%¨%*$#&%$& de inveja
Oi, Alê!
Depois de uns dias fora, e retornar aqui ontem, fiquei atrasadíssima, com tantos posts perdidos. E resolvi começar, pelo post do "pregnancy Xis", que eu amei!
Fiquei encantada, com o link afetivo-gastronômico do lugar e sanduba, com a história do nascimento da Catarina.
Só que depois de escrever minha impressão sobre o post, perdi tudo!!!! E fiquei muito braba com o computador/servidor/provedor/sistema e tal...aí tive que sair, e não deixei comentários.
Quanto a esse aqui, tenho que fazer uma declaração de amor. Porque amo!: camarão, férias e feriados, praia, crianças, amigos, bons momentos em torno da cozinha, receitinhas clássicas, que nos marcam, e, principalmente fotografar tudo isso, pra registrar esses instantes felizes, pra posteridade!
E você fez tudo isso, com maestria!
Já copiei essa receita, e vou fazê-la para a família e amigos, quando estivermos na praia, ou na cidade, ou no campo. Parece ser delicioso!
E, pelas barbas de Netuno, e pelas barbatanas de todos os camarões, que fotos são essas, Alexandra? Ma-ra-vi-lho-sas!
Sem falar na louça, visual da cozinha, a fumacinha saindo do camarão...Já está beirando as raias do abuso! Você tá aterrorizando! Minhas retinas, meu olfato, e gula, Sem esquecer da memórias que estão sendo evocadas!
Não tem pra ninguém! Você e essa turma Destemperada, vou te contar...
Arrasam!
Beijos e thanks, pela receita e o pulo do gato.
Voltei pra dar um crédito, especialmente pra Lú, que também teve mérito; o de fazer essa maravilha!
Então, se pensarmos bem, esse prato poderia ter o nome da dupla imbatível, Ale e Lu, e deveria se chamar: Camarão Alelu...ia! Amém!
Lígia, o blog fica sempre mais gostoso com o acréscimo precioso, detalhista e bem escrito dos teus comentários! Obrigada. Beijos
Alexandra
Postar um comentário