quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Virazón em Punta del Este, e vira o ano

2011 está aí, está quase chegando. E eu corri tanto neste fim de ano que nem desejei um feliz Natal para todos os amigos e leitores do Destemperadinhos. Foi divertido registrar nossas food experiences with kids pela blogosfera. Mas foi ainda mais gostoso conhecer pessoas especiais: Diogo, Lela, Diego, Sut, Fernanda, Pati, Carol, Ana, entre outras amigas e amigos queridos que fiz por aqui (e mais ali e acolá!) durante 2010. Desejo a vocês um ano novo carregado com a energia contagiante do pôr do sol.
Que sobre disposição para tantas coisas boas da vida com os pimpolhos a tira-cólo.
Que 2011 seja vibrante, inspirador... 
...e renovador como este fim de tarde.
Mergulhe de cabeça nos seus sonhos. Divirta-se, de preferência como uma criança!
Com clericot – bebida que leva frutas, vinho branco, gelo e açúcar – faço um brinde ao ano que passou e ao que vai nascer.
O local escolhido para esse tin-tin foi o clássico Virazón em Punta del Este. Nesse restaurante - bem turístico, por sinal - , o prato principal é a vista e o entardecer indescritível com o sol se despedindo como um apaixonado pelo mar. Em nossa breve temporada no balneário uruguaio, repetimos três vezes o fim de tarde no Virazón, na área da calçada. Tudo para assistir de camarote as cores e o clima único do pôr do sol na praia Mansa.
Afinal, tem salinha de recreação melhor do que a praia ?
Pois é, o Virazón fica coladinho na areia. Porém, provando que nem tudo são flores em food experiences with kids, em nossa primeira visita ao restaurante o Matias quase me tirou do sério. Chorou praticamente todo o tempo de fome e cansaço. Nesse dia conheci a Ana Carolina de Minas Gerais. Ela estava com o namorado ao lado da nossa mesa. E olha que coincidência maravilhosa: ela tinha pesquisado dicas de Buenos Aires (seu próximo destino nesse fim de ano) no meu outro blog, o Café Viagem, e a do Virazón em Punta, no Destemperados. Olha a foto que ela enviou para a gente!
Enquanto eu tentava conversar com ela, o Matias chorava na mesa e minha câmera fotográfica tombava dentro do prato de peixe fresco grelhado com arroz e fritas para as crianças. No outro dia, ainda tinha um destes temperinhos verdes na lente da minha câmera.
Pelo entardecer cinematográfico, voltamos ao Virazón com toda a família mais duas vezes, contudo, “Megamente” preparada. Uma revistinha nessas horas faz toda a diferença à mesa.
Calmamente, curti um caprichadíssimo clericot acompanhado de uns belisquetes dos Deuses: cipirones grelhados com cebolas (lulas)...
...e, incrivelmente saboroso, mexilhões à provençal.
A Catarinha gostou tanto dos mexilhões que nem tocou no entrecot com fritas que pedimos para as crianças. 
Mas, tudo bem, o Matias ficou com o bifinho só para ele. Vale salientar que as carnes no Uruguai têm pouco sal (e gaúcho gosta bem salgadinho.).
Numa outra ocasião, a Cata se deliciou com o chivito com pão cibatta (é, a gente comeu muito por lá).
Enquanto eu e o Mojo terminávamos nosso clericot, a vovó Ró levou as crianças para uma voltinha na praia e no trapiche. Ao me despedir do sol, despeço-me também de 2010 com saudades. Foi um ano especial, e, mesmo muito satisfeita, eu repetiria o prato que considero o principal em todas as food experiences with kids: os momentos felizes em família.
Bem, diferente das carnes, a conta em Punta del Este é bem salgada. No Virazón, em média, gastamos entre R$ 120 a R$ 200 por meros lanchinhos de fim de tarde. Não importa, pois vale cada centavo para ver o movimento do calçadão, apreciar um dos melhores clericots da Península e, de quebra, ver o sol e os últimos dias do ano partirem. Feliz 2011!

VIRAZÓN
Rambla Portuária y Calle 28
Península - Punta del Este /Uruguay
Fone: (42) 44 39 24
www.virazon.com.uy

8 comentários:

Carol Garcia disse...

ô queridoca,
vamos montar um negócio em sociedade?
engarrefe esse por do sol, acrescente o aroma do clericot com o riso dos pequenos....
sei que não tem preço e que a gente não divide essas preciosidades.......
mas dá um gosto bom de ver e ler e ouvir e imaginar....
ótimo 2011 pra vcs, cheios de gostos e cheiros mais que bons.
bjocas

KidsIndoors disse...

Q maravilha!!! Feliz ano novo pra vcs, com milhares de experiências gastronomicas novas e saborosas!bjos

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Xará:
Que posto delicioso! E que fotos lindas, parabéns! Um 2011 de muito sucesso para ti e para o Destemperadinhos!

Anônimo disse...

FELIZ 2011 PARA TÍ E TUA FAMÍLIA.QUE CONTINUES SEMPRE COM ESTAS MARAVILHAS,POIS VIREI SUPER FÃ DO TEU BLOG.PARABÉNS!!!!!ELMA E FAMÍLIA

Anônimo disse...

ADORO esse lugar, é a cara de Punta. Deu saudade só de ler. Fotos lindas, hein?
beijão
Magali

Tatiana disse...

Que fotos lindas|!!! Lindas mensagens!!! Amei!
Comi meu melhor tipirones da vida nesta última temporada. É no Medio y Medio, em Punta Ballena. Lugar bem não-lugar comum, muito legal mesmo. É um Club de Jazz, com programação de shows de primeiríssima qualidade. Fomos de dia, antes da praia, e comemos o (melhor da minha vida) Tipirones, umas beringelas na parilla com queijo de cabra e, claro, uma garrafa de Medio y Medio (bebida tradicional do POrto de Montevideo, metade vinho, metade espumante).
FELIZ AÑO!!!

Anônimo disse...

Oiii Alexandra,
Fiquei super feliz ao ser citada aqui no blog. Parabéns pelo seu trabalho!!!
Eu vi que não é nada fácil, mas vale muito a pena, pois é uma ótima ferramenta de pesquisa!! Nossa viagem foi bem mais gostosa com as suas dicas.
Vou mandar a foto para o gmail.
Beijos,
Ana Carolina

Jamile disse...

Oi querida obrigada pela visita.
Eu tb adoro mercados.
Me segue pra ajudar a divulgar, please.
beijos
www.passeioscomcriancas.com