segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Da ALERJ à Confeitaria Colombo – o circuito Centro histórico do RJ

Este post não seria possível sem o toque de uma mestre em viagens (com ou sem crianças): minha amiga Andrea Nocchi. Foi dela a ideia de um tour guiado pelo professor Milton Teixeira no Centro histórico do Rio de Janeiro (e ele também faz roteiros gastronômicos!). Não levei a minha filha, mas me arrependo (e me arrependo também de não ter levado uma boa câmera fotográfica). Acho que a partir dos 8 anos de idade os pequenos já estão aptos a conhecerem alguns capítulos sobre o passado do país. Três crianças, entre 8 e 15 anos, fizeram parte do nosso pequeno grupo que iniciou a excursão às nove horas da manhã em ponto, em plena escadaria da ALERJ (Palácio Tiradentes), ouvindo Milton contar, com seu entusiasmo peculiar, alguns trechos da história dos prédios e personagens do nosso Brasil.
Visitamos a Praça XV de Novembro - palco de decisões importantes. Aliás, segundo Milton, vem daqui a origem da expressão “sujar o nome na praça”. E vem daqui também o Dia do Fico.
Um gaúcho, General Osório, é o guardião desta Praça. Ainda por lá, ouvimos histórias sobre o Paço Imperial, visitamos a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé (onde presenciamos uma oração à Nossa Senhora da Cabeça), a belíssima Igreja da Ordem Terceira do Carmo, ...
...a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores e um beco escondido que, particularmente, adorei: o Arco do Telles (Travessa do Comércio)
Foi neste cantinho repleto de restaurantes e bares que vimos a casa número 13 onde viveu Maria do Carmo Miranda da Cunha antes de se tornar a famosa Carmem Miranda
Já era quase meio-dia quando a excursão partiu rumo à rua Gonçalves Dias, onde está localizada a famosa (abram alas...) Confeitaria Colombo, fundada em 1894. 
Fiquei muito, mas muito impressionada com tamanha beleza. Mal consegui segurar a câmera fotográfica para registrar a riqueza dos detalhes (grande parte das fotos estão tremidas). É, sem sombra de dúvida, a confeitaria mais linda que já conheci. 
É do fundador da Colombo, Manoel Lebrão a célebre máxima: O cliente tem sempre razão".
Primeiro, permiti-me “comer apenas com os olhos”. 
Namorei o piso, o teto, os vitrais, os salgados e doces dos balcões, respirei a história e admirei os espelhos nas paredes, “que espelhos!” Luxo e requinte de outros tempos e intactos. Fui ao segundo piso onde está o museu e o buffet do restaurante (e que buffet!)
Este é o professor Milton Teixeira nos mostrando a cadeira e a mesa de Getúlio Vargas.
Fiz um lanche rápido em uma das mesas do primeiro andar. As opções são fartas, tão difícil escolher... 
Na próxima visita, quero passar a tarde inteira neste salão. Cercada de tanta beleza, a comida se transformou em uma simples coadjuvante. Alimentei a minha alma!
Tomei um suco gelado de abacaxi e, para acompanhar, um camarão empanado...
...e um pastel de queijo.
Levei uns docinhos para as crianças e uns salgados para toda a família que desapareceram logo que chegaram (não sobrou nenhum farelo dos salgados para fotografar).
Na Confeitaria Colombo eu deixei, além do meu coração, uns R$ 50. O tour guiado do Prof. Milton é R$ 150 (o valor foi dividido pelos integrantes do grupo). Com o feriado do dia 7 de setembro se aproximando, nada melhor do que viver um pouco da nossa história.
(OBS: o tour acima é indicado para crianças a partir de 8/9 anos de idade, já a Colombo é para qualquer faixa etária!)

Rua Gonçalves Dias, 32
Centro - RJ / Rio de Janeiro
Tel: 2505 1500
E-mail do guia/professor Milton Teixeira:  miltur@gbl.com.br
Atrações no Centro do RJ: Arco do Telles, Arcos da Lapa, Igrejas, Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Tiradentes (ALERJ), Museu Naval, Teatro Municipal, Real Gabinete Português de Leitura. Biblioteca Nacional, entre outras.
Dica: faça um pit-stop em alguma livraria (como a Folha Seca na Rua do Ouvidor, próximo ao Casual) para pegar um mapa gratuito que destaca as livrarias e prédios principais do Centro do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Marcia Pergameni disse...

Oi Flor! Eu trabalho no Centro RJ, e passo todos os dias por esses lindos locais. É mesmo de ficar de queixo caido com tanta beleza. Esses dias fiz um tour tb mas pro outro lado, Santa Tereza, Catedral Metropolitana e Colombo. E estou pra ir a um parecido com esse. Passo todos os dias perto mas tem locais que a historia a gente não conhece. Ficaram lindas as fotos. A confeitaria é um capítulo a parte ne!!! Outro dia levei minha filha a dentista e depois a levei para tomar um Virginia Lane. Não é chic??? O café da tarde é melhor ainda que o da manhã. E tem nomes de pessoas chics!!!
bjus

Ana disse...

Que delicia de passeio,literalmente.Eu tenho mt vontade de conhecer a confeitaria...infelizmente quando tive ai no Rio não tive tempo suficiente de ver td o que eu queria ver...Adorei saber e ver mais detalhes desse lugar aqui no teu blog..e claro,fiquei babando de desejo no brigadeiro enoooorme que vi..hehehe..
Beijos e uma otima semana,adorei o post,completissimo como sempre!!
;-)