segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dica infalível de nuggets caseiros do Marco Cavalheiro


Este post começou com um vídeo enviado por minha amiga Magali Moraes (via Sandra Gastal) ao Destemperadinhos. Eu publiquei o tal vídeo em nosso facebook. Bem, no vídeo o chef-apresentador Jamie Oliver mostra para as crianças americanas como são feitos os “idolatrados” nuggets. Nem preciso falar que as cenas são do tipo “nunca mais vou dar essa meleca para os meus filhos!”. Ainda bem que um amigão, o Marco Cavalheiro (do excelente blog www.buenosairesdreams.blogspot.com) mandou uma receita querida e nutritiva para substituir os “nuggets eca” por outros caseiros e nutritivos. Segue a receita que o ele enviou carinhosamente para a gente e que fiz passo a passo. Valeu, Marco!
Dica infalível de nuggets caseiros do Marco Cavalheiro
Eu faço esses nuggets pelo menos uma vez por semana. Geralmente peito de frango em tirinhas ou cubos não muito grandes. A idéia é fazer uma mistura com iogurte natural e temperos de sua preferência como sal, pimenta, curry, açafrão, ervas frescas, etc. Quanto mais tempo deixar na mistura, mais macio e saboroso fica o frango.
(Marco, lá em casa a gente colocou sal, ervas, suco de laranja e iogurte natural.)
Depois, eu faço a mistura da aveia de flocos grossos. É possível acrescentar também raspas de limão ou até mesmo um pouquinho de parmesão ralado. (Oi, Marco...a gente colocou o parmesão ralado e a-do-ra-mos!)
Então é só empanar os cubinhos nesta mistura, deixando-os bem cobertos. Em uma forma antiaderente leve ao forno pré-aquecido até ficar dourado. Eu faço sempre várias versões diferentes e todas ficam ótimas. É uma receita prática, pois você escolhe os ingredientes de qualidade e o resultado agrada as crianças! Eu não sigo um passo a passo, sigo mais o meu instinto. Por isso, não sei dar as quantidades ou tempos exatos. Mas o divertido da cozinha é justamente esses laboratórios e experiências. Meu sobrinho adora. E eu fico feliz de saber que ele não come porcarias industrializadas. Abração, e espero que dê certo!
No final, escrevi para o Marco contando que ficou uma delícia. Porém, os nossos nuggets tinham grudado muito na forma. Pois bem, ele reforçou que é preciso uma boa forma antiaderente, um pouco de azeite de oliva ou até mesmo usar um papel vegetal.
Sobre o sabor...é claro que minha filha estranhou um pouco. Eu acabei comendo muito mais do que ela (aliás, eu amei!). Rolou até um ketchup para acompanhar (difícil ser 100% saudável)
Sejamos sinceros: uma criança não vai trocar os "nuggets eca" por um nuggets caseiro do dia para noite. Tem que ir acostumando, brincando, testando novos temperos. Pelo menos, desde que publiquei o vídeo no face, nunca mais os nuggets industrializados entraram em nossa casa (já basta a presença maciça deles nos buffets das casas de festas). Valeu pela receita, Marco!  

4 comentários:

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams disse...

muito legal que vocês gostaram da receita!!! Abração!!

Nine disse...

Muito bom, vou fazer lá em casa tb!
Beijos,
Nine

Ana disse...

Hum,que dica otima...vou testar mesmo..e olha eu fiquei curiosa e ao mesmo tempo com medo de ver o video dos nuggets,hahaaha..
beijos e uma otima semana!!
;-)

Carol Garcia disse...

adoreeei a receita.

e simples, isaac começa comendo os nuggets tudo de bom antes de experimentar os eca, que por ser eca mesmo nunca tinha dado.

será que fica bom com peixe esse empanadinho???? hummmm

vi no comer para crescer a receita que empana o frango com torrada integral moída e requeijão. vale a dica.

bjooooooo