domingo, 18 de setembro de 2011

Olha o “Mati” gelado!

Mate quente é coisa de gaúcho. E mate gelado, de carioca. Já um “Mati gelado” é um piá de quatro anos (no caso o meu filho) que acha que Rio de Janeiro é sinônimo de picolé e sorvete. Esse post é em tua homenagem, Matias.
Na volta de nossas férias de julho, perguntei ao meu filho o que ele mais curtiu da nossa viagem ao Rio. A resposta foi simples, feliz e objetiva: “de tomar picolé!” E o Pão de Açúcar? O mar? A beira da praia? A volta de bicicleta na Lagoa, Mati? Será que o melhor picolé foi o da chegada, quando fomos agraciados com um fim de tarde glorioso na praia de Ipanema?  Aliás, gostamos da beira de praia no Ipa Bebê (quase em frente ao hotel Fasano). 
Até quando escurecia esse guri arrumava um bom local para um sorvetinho. Este é o Felice Caffè - um misto de gelateria e café com restaurante. 
Ouvi falar que o sabor mais famoso por lá é o de pistache, mas alguma dúvida que o Mati foi de chocolateAh, a camiseta dele também adorou o sorvete artesanal e sem conservantes do Felice.
No dia seguinte, mais praia, amigos  e mais picolé, agora dois Itália, por favor!
A Tia Tati foi esperta e pegou leve. Ela é a grande amante dos picolés Itália, principalmente o de coco. "Picolé de carioca é Itália", sublinhou e grifou a Tati em várias ocasiões.
Fim de tarde na Lagoa, seguimos a dica da Sut-Mie do Viajando com Pimpolhos  que indicava a área do Parque dos Patins. Por lá, um deque com famílias fazendo piquenique e curtindo um visual sem explicação
 Atenção mamães: a proteção do deque para a lagoa é precária.
Ei, atenção, motorista! É perigoso conduzir o veículo com picolé na mão...bi-bi.
Foi divertido alugar essas "bicicletas família" e ver que lanchinhos é o que não falta neste canto da Lagoa, incluindo o Quiosque Arab que também serve café da manhã. 
Minha filha fantasiou que no alto do Pão de Açúcar tinha uma confeitaria com pães docinhos. Ao chegar no topo do morro, ficou triste ao ver que o tal pão com açúcar não existia. Tudo bem, na falta de pão o Matias e a Cata foram, felizes da vida, de picolé. Agora, com sabor pôr do sol!
Por fim, até um sorvetinho de graça o “Mati gelado” descolou na saída de um restaurante delicioso, o Fellini
Conclusão 1: mais vale um Mati gelado de picolé do que de frio (o inverno em POA foi uma nheca). Conclusão 2: tem food experience mais em conta e memorável do que essa para uma criança? Conclusão 3: picolé no Rio tem um sabor especial. Sabor Pão de Açúcar, Ipanema, Lagoa ...

Rua Gomes Carneiro, 30
Ipanema - RJ
(21) 25 227749
PARQUE DOS PATINS NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS
Borges de Medeiros, s/nº - RJ
(picolés na beira da praia e sorvete em vários pontos do Rio)
Visconde de Pirajá, 187 - Ipanema / RJ


9 comentários:

Ana disse...

Ahhh,amei!! Adorei conhecer o Rio recentemente...pena que foi bem ligeiro,e sem minha malinha..snif!Otimas dicas para um retorno!
Bjs,otima semana!!!

Viajando com Pimpolhos disse...

Que post delicioso! Consegui sentir todo o clima carioca! E vc foi bem nas dicas imperdíveis! Mate gelado na praia e sorvete Itália são tudo! :)
bjs
@viagempimpolhos

Janiz disse...

Ooi! Finalmente encontrei uma "companheira" de ideia: quando crianca, pensava como a Catarina, imaginava que no Pao de Acucar tivesse doces e coisas boas, hehe. Amei o post, com certeza esses doces momentos ficarao para sempre na memo'ria dos pequenos. Um beijo.

Unknown disse...

Estou com muita vontade de conhecer o Rio, e vendo as suas fotos fiquei com mais vontade ainda!!!!
Bjos
Ana

Sheyla disse...

Amei o post! Amo o Rio. Quando fui com as crianças pela primeira vez, eles tinham 7 meses e o que mais gostaram foram os famosos biscoitos O Globo! Chupavam e mordiam com apenas 2 dentinhos! Mas concordo com o Mati, picolé e sorvete é tudo de bom! Faz qualquer viagem se tornar inesquecível! bj

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi, gurias! Pois é.. Rio e picolé é tão bom. Ainda mais com o Mati queridão!
Janiz, que jóia que tu também pensavas assim sobre o Pão de Açúcar.
Shyela, coisa querida comer biscoito Globo com 7 meses.
Beijocas Alexandra

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Show!
Realmente, o inverno gaúcho foi um inferno gelado...melhor fugir para o Rio ou para qualquer outro lugar quente.
Lindas fotos. Parabéns ao Mati. Ele sabe o que é bom.
Beijo,

diogo disse...

ns dois publicamos rio hj?? q sintonia!!!

bjo

Coisas de mãe disse...

Que viagem delicia! Adoro, morri de vontade de voltar! Aqueles passeios na Lagoa de bici é tudo ne?

beijos

Pati