Durante o meu final de semana em família no Vale dos Vinhedos, não sei quantas vezes passei pelo Mamma Gema – uma nova trattoria na entrada do hotel Villa Michelon onde estávamos hospedados. Nada chamou a minha atenção até a hora em que peguei o folhetinho do restaurante e li uma palavrinha mágica: “da família Primo Camillo”. Turminha, é lá que vamos almoçar.
Chegamos às 13h30 no restaurante com o meu filho querendo comer o meu fígado de tanta fome. E pelo número de pessoas em frente ao local – a maioria famílias da região - a espera prometia ser longa, muito longa.
A quantidade de pessoas aguardando uma mesa só atiçou ainda mais a minha curiosidade (minha mãe me ensinou que restaurante cheio é um bom sinal!). Pensei rápido e tratei de conseguir um prato de spaghetti à bolonhesa para o Matias. Ele devorou a sua massinha em uma das mesas de espera. Nem deu tempo de fotografar, o guri foi rápido e lambeu o prato. Olha ele já na sobremesa..
Apesar do couvert excelente e algumas taças de champanhe (estamos no Vale, lembra?), nada amenizou a angústia de ver as horas passarem. O único feliz da vida, já comendo a sobremesa, era o Matias. “Mãe, podemos ir embora.”
Uma boa dica para quem for com crianças ao Mamma Gema é aproveitar a área verde do hotel Michelon enquanto aguarda a sua mesa. Foi difícil, mas sentamos, enfim. O mais charmoso no ambiente é o que cerca a casa: o campo e jardim imenso.
Era um domingo e podíamos escolher entre os pratos à la carte ou os do rodízio. Por praticidade e muita fome, ficamos com o rodízio. Pulamos o couvert (já degustado durante a espera) e iniciamos os trabalhos com uma deliciosa salada verde com queijo colonial, finas fatias de salame e tomates secos.
E mais champanhe do Vale dos Vinhedos para acompanhar. São diversos sabores de massas e molhos, carnes e temperos que passam e aguçam os paladares dos famintos. A proposta da casa é recriar os sabores das receitas das mammas. A maioria dos pratos ganha um toque de sofisticação, é claro. Como o carro-chefe (na minha opinião), o indescritível capeletti com funghi nativo. Os funghis são colhidos e selecionados pelo próprio proprietário (o Pessali do Primo Camillo).
Pela primeira vez, minha filha comeu e adorou o espaguete à carbonara.
Provamos também o risoto de alcachofra, o excelente penne com bacalhau, as carnes especiais, o espaguete ao sugo, o ravióli com gorgonzola e nozes ... é, os sabores são fartos e encantadores.
A qualidade dos pratos impressionou, e nada tem “gosto de rodízio.” Ei, alguém resolveu comer novamente ...
Para sobremesa, duas opções. O sorvete com vinho (que segundo o Mojo estava maravilhoso)...
... e - alegria, alegria - os brigadeiros de colher nas canequinhas esmaltadas. Foram várias dessas canequinhas lindas.
Afora a espera interminável do início, tudo estava ótimo. O Mamma Gemma faz parte da série “restaurantes que voltaremos”.
Toda essa fartura gastronômica, com taças e garrafa de champanhe, saiu R$130. Mamma son tanto felice!
MAMMA GEMA TRATTORIA
RS 444, KM 18,9 Estrada do Vinho / Vale dos Vinhedos
(na entrada do hotel Villa Michelon) Bento Gonçalves – RS