quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Café Severino da Livraria Argumento: o melhor bolo de laranja do mundo

Não cheguei a visitar O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo no Rio de Janeiro. Mas, com certeza, conheci e provei o melhor bolo de laranja da minha vida até agora: o do Café Severino da Livraria Argumento na Dias Ferreira, no charmoso bairro do Leblon.
Mãe e filha, já achando que eram cariocas, foram juntas tomar um café da manhã gostoso numa quarta-feira de julho. O ambiente estava calmo e com várias mesas à disposição. Fiquei sabendo que aos domingos, às 11 horas, tem sessões de leitura de história para crianças. Um ótimo programa caso a chuva resolva aparecer na cidade – o que não foi, graças a Deus, o nosso caso.
A livraria não é gigante, tem o tamanho ideal e é bem astral. O café fica nos fundos. Bate um sol delicioso pela manhã através dos vidros. Nossas atendentes foram uns amores.
A Catarina pediu o seu milk shake de creme e um sanduíche de croissant com presunto, queijo, alface e tomate (não tem exatamente esse sanduíche no cardápio, pois o alface e tomate foi solicitação dela). A massa do croissant é mais docinha, do jeito que a gente adora. Atraída pelo visual, eu fui no bolo de laranja e um café carioquinhabolo chega morninho à mesa, fofinho, com uma cobertura leve, sem explicação. Desmancha na boca.
Tudo estava perfeito, só que o bolo, a estrela da manhã, virou motivo de briga entre mãe e filha. Ao experimentar, a Catarina quis o bolo só para ela. Tive que improvisar um discurso politicamente correto sobre a importância de “dividir” e “repartir” e como isso é legal. Blá, blá, blá.
Eu de manga curta, e esse quadro me fez lembrar que no Rio, assim como em Porto Alegre, também era inverno...
Depois do café da manhã, demos uma volta pela livraria. Procurei pelo livro da Pati PappCrianças a Bordo - , e tinham acabado de vender o último. Tinham outras coisinhas interessantes, mas procurei conter os gastos. Fechamos a conta: R$ 30. Amamos. Só mudaria um detalhe: o espaço dos livros infantis deveria ser ao lado do Café. Assim, o bolo de laranja ficaria ainda mais gostoso.

Rua Dias Ferreira, 417
Leblon – Rio de Janeiro/RJ
(21) 22 59 9398
9h/0h30 (seg. a sáb.) e 10h/0h30 (dom)

9 comentários:

Diogo disse...

ai meu rio de janeiro... continua lindo pelo jeito!

bjos.

Unknown disse...

Criança gostando de bolo de laranja?? Nossa, deve ser MUITO bom mesmo

Paola disse...

Ai, já quero. Ta nalista de coisas que eu tenho que fazer qdo voltar ao Rio (e olha que eu acabei de voltar).
beijos

Coisas de mãe disse...

O Pedro amou o brigadeiro de colher!! Esta livraria é muito charmosa ne? Eu adoro! Pena que vc não conseguiu o livro!! Vou mandar mais!

beijos!

Pati

http://coisasdeme.wordpress.com

Ligia disse...

Menina!
Ou melhor; guria!
Foi preciso uma gaúcha, e sua filhota passearem no Rio, e fazerem altos programas, pra que, eu, carioca, moradora e frequentadora de livrarias e outros ambientes igualmente selecionados - cultural e gastronômicamente falando, descobrisse algo maravilhoso, que me interessa sobremaneira, além de livros, claro!

É que, há algum tempinho, não ia na Argumento, nem pra livros, revistas e CDs, que eu amo pesquisar e comprar, nem muito menos, comer no café, que eu AMO também frequentar!

E olhando o quadro que você, brilhantemente fotografou, descobri que eles tem Welsh Rarebit, pelo que eu sou vidrada, apaixonada, tarada!

Bingo: comer esse sanduíche, tomar um café duplo, e depois partir pro bôlo de laranja, muito bem desbravado (e disputado) por mãe e filha! E ianda tomar a bebida preferida da Catarina, que tá virando uma expert em milk shakes.

Depois de seu post, tenho um bom Argumento, pra seguir seu conselho, e partir pro Leblon...
Beijos, agradecidos!

Ligia disse...

Ai..postei um comentário, e o danado do Google o comeu...Acredito que houve um erro, pois já o tinha visto, como postado.
Acho que seu post deu fome no site!
Vou tentar fazer de novo...

Ligia disse...

Ué??!
Olha ele aí em cima again...
Ou o Google está brincando de gato e rato, ou ele é o próprio gato, que comeu o comment...rsrs

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Ligia,
Tu é ótima. Esse teu comentário do sanduíche está maravilhoso. Queria ser convidada para ir junto. Tem várias coisas que eu adoraria naquele quadro. Eu amo foi gras!! Bjs grandes
Alexandra

Viajando com Pimpolhos disse...

Não só o blog é uma delícia (em todos os sentidos), ms vc ainda por cima é rápida na postagem! Tô sempre atrasada!
E sobre este programa, sou suspeita, pois adoro este lugar! Domingo é quase certo nos encontrar lá para ver os tapetes contadores de histórias!
Bjs, Sut-Mie