quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Minichefs, aprendendo desde cedo o valor dos alimentos

Depois de colocar a mão na massa na pizza do Alessandro & Frederico no Rio, voltamos para Porto Alegre e resolvemos colocar a mão no bolo. Dessa vez, na Escola Mini Chef. Aproveitamos a promoção do mês de julho: doando um brinquedo, a criança podia experimentar uma aula de culinária e educação alimentar.
Levamos uma amiga do colégio e fomos degustar essa aulinha. O tema do mês de julho era banana. A profi Helena explicou-me que a cada mês é um tema diferente. Agosto, por exemplo, é mês do tomate. Humm.. ninguém ali era muito fã de banana. Daí, captei que esse é o objetivo: experimentar, tocar no alimento e entender porque ele é tão importante para o nosso corpinho, desenvolvendo, assim, o hábito saudável da alimentação. Adorei! É claro que tem também a parte divertida de pegar gosto pela culinária, mexer nas panelinhas, etc e tal.
Todos vestiram suas tocas, aventais e pegaram as suas receitas
A cozinha é hiper, mega limpa e muito bonita. Os utensílios são adaptados para os pequenos, até mesmo as facas que cortam tudo, menos os dedos (eu queria muito uma dessas para mim). As crianças iniciam a aula aprendendo a ler a receita
Logo após, começam o preparo cortando as bananas e, ao mesmo tempo, entendendo sua importância no nosso dia-a-dia (nessa parte, juro que pensei: "tenho que comer mais banana).
Hora de amassar a banana no liquidificador com a ajuda das profis
Depois, acrescentar o leite e o óleo. Mais uma tigela para misturar os ingredientes secos. Pausa para conhecer e provar o açúcar mascavo e a canela. 
Misturar os líquidos e os secos e, novamente, cortar as bananas para colocar na forma. 
Pronto, o bolo vai para o forno. Enquanto não fica pronto, as crianças fizeram algumas atividades lúdicas com a banana e aprenderam mais sobre ela (e eu também). Foi engraçado ver que minha filha pintou a banana dela de verde. 
Tinha uma explicação, e ela deu:
- Na nossa casinha da praia, a banana da árvore é assim, verde.
A hora da massinha de modelar é a que os menores mais curtem. Cada um fez a sua interpretação da banana. Olha essa da “Mamãe Banana e seus filhinhos Bananinhas”...
Enquanto eles trabalhavam com a massinha, percebi que o bolo esfriava. Aliás, o cheiro de canela e banana no forno era maravilhoso. Então...tchan, tchan, tchan, tchan... hora de experimentar! Cada um com o seu pedaço e com uma cara de “precisa mesmo provar”. 
As crianças comeram pelo menos dois pedaços. Entendi que esse é um dos objetivos. Quantas vezes nós mamães falamos para nossos filhotes: "-por favor, prova só um pouquinho, faz a mamãe feliz." E eles tampam a boca e não provam. Aqui, até mesmo o menino que fez a cara mais feia provou. 
Muito legal, Helena, adorei a Escola Mini Chef. E, se você leu este texto até o final, tem um presentinho: a Escola Mini Chef dá 50% de desconto na matrícula para quem falar, na hora da inscrição, que viu este post nos Destemperadinhos. De R$ 75, passa para R$ 37,50. Nesse valor estão incluídos o avental e o chapéu de minichef personalizado da Escola. Tomates é o tema de agosto. Meus filhos amam tomate. Só a banana que continua difícil de eles aceitarem, precisariam de mais algumas aulas.

Rua Dom Pedro II, 390 | Conj. 106 e 107
Porto Alegre/ RS | Tel.: 51 3072. 4916
com estacionamento

11 comentários:

Mariana disse...

muito legal....eu já conhecia, mas não sabia como eram as aulas....vou esperar o gabi crescer um pouquinho e leva-lo lá....

Unknown disse...

Socializa aí a receita desse bolo de banana djá!!!
Uhmmm, quanta água na boca da não-criança!!

Ligia disse...

Também queeeero!!! Ser criança de novo, fazer um cursinho assim, e a receita dessa tortinha!!!
Que demais, Alexandra!
Deve ser muito especial, ter uma mãe como você, porque a cada post, me surpreendo mais, com sua capacidade, de criar programas lúdicos, criativos e deliciosos, para fazer com seus filhos, e, o que é melhor; se divertir igualmente.
E depois dividir com os fãs do blog!
Muito bom!
E que simpático, da parte da Escola, de dar esse super desconto!
Ficarei ansiosa, esperando por novos passeios gastronômicos/dicas.
Beijinhos.

Unknown disse...

Muito bacana, e o bolo parece delicioso !!!!

anita disse...

Por favor, a receita do bolo, hum, gostinho de infância neste bolo de vó....
Parabéns, o blog é de muito bom gosto.

Gilda Salonia disse...

Meu recadinho é para todas as mamães, que como eu, tem a dificuldade de fazer os seus filhos comerem alimentos saudáveis....
Depois que meu filho Thomaz, que não comia nada que fosse saudável, começou a frenquentar a Mini Chef aprimorou em MUITO a sua alimentação...
Hoje, graças as profs Helena e Fernanda, o meu baixinho come pimentão vermelho, não se apavora ao ver verdinhos em seu prato, e ainda por cima me ajuda a colocar a mesa do jantar!!! Sou fã número 1 desta Escola e dos Destemperadinhos.

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Gilda
Que legal o teu depoimento. Fico muuuuito feliz por ti.
Anita, vou passar a limpo a receita e já coloco ela por aqui, prometo.
Uma abraço grande
Alexandra

Unknown disse...

Aaaah! Pena que estou em São Paulo... ;o)
E vou ficar esperta esperando a receita.
Eu fiz um bolo de banana com a minha filhota outro dia, que nem liquidificador usou. Na verdade, foi o primeiro bolo dela sozinha.
Orgulho! =)
Até coloquei no blog da Tomate.

Beijos!

flavia soares disse...

muito legal a escola.
dei uma olhada no site e tem todas as receitas lá, inclusive a do bolo de banana.
abraço

Unknown disse...

QUEREMOS A RECEITA DO BOLINHO!!!

Anônimo disse...

Sou mae e adoro cozinhar.
Minha filha tem apenas tres anos e me acompanha sempre na cozinha. ja aprendeu quebrar ovos e misturar a massa do bolo.Achei uma delicia a ideia de um curso de mini chefs pra criancas que gostam de lidar com os alimentos.otima ideia. tem tudo pra dar certo.