quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fratello Solle, leve gostinho da antiga Zona Sul


Eu passei grande parte da minha infância - e adolescência também - na Zona Sul de Porto Alegre. E, naquela época, minhas experiências gastronômicas se resumiam à comidinha de casa e da Pizza Pazza. Os sócios desta pizzaria eram dois italianos que acabaram se separando e criando cada um a sua casa: a Dal Padrino e a Fratello Sole. Pois bem, a Fratello Sole de Fausto Barzi ficava num posto de combustível no bairro do Cristal, e vivia lotada. Faz um bom tempo que a Fratello foi vendida, passando de proprietário para outro proprietário e trocando de endereço. Com certeza o tempero original foi se perdendo ao longo dos anos. Um dos sabores que eu mais adorava da época do Fausto nem existe mais no cardápio atual, era o Berberê (tempero da Etiópia). Porém, acredito que pitadas leves daqueles anos dourados ainda estão presente nas pizzas que hoje saem do forno a lenha da Fratello Sole do Iguatemi em Porto Alegre (ainda não fui na do do Barra Shopping!).
O ambiente é espaçoso, e um vidro separa os pizzaiolos dos fregueses. 
No almoço, é servido um bufê executivo com antepastos, saladas e massas. Mas é à noite que as famílias (pelo menos a minha!) aparecem no restaurante atrás da pizza italiana e do espaço montado para entreter a garotada logo na entrada. 
Não somos clientes frequentes, admito. É o desejo por essa pizza da minha infância que, às vezes, transporta-me até o local. Fui com o meu pai e as crianças. Primeiro, pedimos o molho de coração picante como entrada, adoro (atenção: o tempero é forte demais para as crianças). Como puro ou com pão e lambo os dedos. 
Escolho o sabor da pizza novamente com o coração (no duplo sentindo!): metade de coração e outra metade de funghi. A massa é tão fininha que uma pizza grande se torna pequena demais para mais de duas pessoas famintas.
Os meus filhos não são fãs de pizza, assim, incluo uma massinha com molho vermelho em nossos pedidos, sempre muito bem-vinda à mesa.
Pagamos R$ 100. Pronto, matei a vontade de sentir o gostinho de outros tempos. E era bom ser criança na Zona Sul de POA, mesmo que as opções para jantar fora em família acabassem sempre em pizza.

Avenida João Wallig, 1800
Shopping Iguatemi – Chácara das Pedras
Fone: (51) 3328 0551
Delivery: 3345 0099
(também no Barra Shopping)

7 comentários:

Geraldo disse...

Que saudade da Fratello Solle ao lado do Tumelero em frente a Termolar...
Faz algum tempo, denunciamos a nossa idade, como era bom ir naquela pizzaria e ver aquele forno à lenha logo na entrada, lembro que era enorme...um abraço

Thais Mittmann disse...

Minha nossa!!!! Acabei de voltar a minha infância na ZS de POA. Minha família é do Rj e morávamos em POA nos anos 80. Minha mãe era amiga do fausto e íamos lá sempre. Eu na minha tenra infância tinha como sabor predileto a pizza funghi... Ai que desejo. E sempre me perguntei se um dia eu voltasse a POA conseguiria comer essa pizza de novo. Obrigada, por me lembrar da minha infância e seus sabores (até que refinado para uma criança de 8 anos).

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Thais, sabe que eu penso a mesma coisa. Como uma criança (eu!) conseguia gostar de sabores tão picantes (ou refinados).

Oi, Geraldo. Eu também tenho a sensação que era enorme aquele lugar!
Abs e bom final de semana
Alexandra

V. disse...

O lado bom dessa história é que o Dal Padrino continua lá com sua pizza indefectível e a mesma entrada de corações apimentadinhos. Vale a "viagem" à Ipanema para resgatar lembranças e sabores de outrora. Dal Padrino (e também o Sereníssima) fazem as pizzas mais subvalorizadas de Porto Alegre.

Unknown disse...

Acho que toda criança ficava fascinada com aquele forno! Gente, estou salivando por essa pizza. Nunca achei igual aqui no RJ...

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Tem razão, V. Vou pra Ipanema atrás da minha pizza de Vesúvio (Dal Padrino), meu molho Berberê (Sereníssima).

Gabriela disse...

Oi Guria...adorei teu blog e já tô seguindo. Parabéns:)

Já tô indicando pra outras amigas. Dizer que moro em POA em não conheço muitos lugares que me apresentaste agora...bjinhos:)