quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Então é Natal... um feliz Natal Luz para você!

Em Gramado já é Natal. Turistas chegam de toda a parte do Brasil para admirar o brilho do Natal Luz. Os hotéis já estão lotados nos finais de semana. Sim, a cidade fica completamente entupida de gente. Mas tem o lado bom: o clima é mágico e as ruas ficam lindas, principalmente à noite. Fiz um resumo com dicas e comidinhas gostosas para todos que vão em família abraçar o Papai Noel por lá. Importante para quem nunca foi (dica 1): as distâncias em Gramado são pequenas. É possível percorrer as principais atrações e restaurantes da cidade caminhando de um lado para o outro. Pernas, para que te quero. Boas festas e bom apetite, ho ho ho ho!
Espetáculo Nativitaten
Borges de Medeiros

CAFÉ DA MANHà
Mesmo sem ser hóspede, vale a pena conferir um dos cafés cinco estrelas da cidade, como o brunch do hotel Casa da Montanha ou o café delicioso servido até o meio-dia do Varanda das Bromélias. Para algo mais rápido, econômico e gostoso, procure a Padaria São Pedro (na rua Pedro Benetti - quase atrás da Igreja da Borges de Medeiros).
Varanda das Bromélias
Padaria São Pedro atrás da Igreja na Pedro Benetti

GALETO 
Um dos pratos mais típicos da Serra Gaúcha. Ótimo para almoço. Afinal o buffet é farto em opções (polenta, massa, capeleti, etc). Para apreciar um bom galetinho procure por: Di Paolo ou Nonno Mio. Preço médio por pessoa: 40 reais.


ALMOÇO OU JANTAR
Moscerino -  um dos lugares mais charmosos da cidade. Não deixe de provar a polenta com alecrim, queijo e linguiça colonial. Os antepastos são deliciosos. Mais informações aqui. 
Pastasciutta para massas, corra, Lola, corra para lá. É o clássico que sempre agrada, além de ter um ambiente lindo. O menu kids por 15 reais leva massa, filé e batata sorriso. Mais detalhes aqui.
Josephina – um bistrô muito bem localizado no Centro da cidade na rua Pedro Benetti (quase ao lado da Igreja). Tem menu infantil. Mais informações aqui e aqui.


PIZZA OU FONDUE?
A pizzaria Porto dos Piratas (atrás da Praça das Comunicações) tem um cenário que encanta a gurizada. Atenção: a pizzaria só funciona à noite! Para quem ficar na dúvida, ao lado da Pizzaria tem uma casa de Fondue.

LANCHINHOS
PÃES DOS COLONOS - na Praça das Comunicações está uma das atrações do Natal Luz, a Mágica Árvore de Natal. Pois bem, outra grande atração são os pães quentinhos dos colonos. A fornada sai até umas 20hs. Não deixe de provar os pães pequenos de linguiça ou queijo (espécie de "cachorro quente da colônia!"). Em frente à Praça, um ônibus antigo faz um tour pelo interior da Serra. O passeio pode ser agendado no local.
CHOCOLATE - sorvete, crepe, chocolate quente, entre outras gostosuras, estão ao lado da Rua Coberta, bem em frente ao Palácio dos Festivais (onde se compra os ingressos para o Natal Luz). Escolha a Casa da Velha Bruxa ou a Caracol Chocolates e mergulhe fundo num sorvete delicioso. 
Casa do Colono e pães quentinho na Praca das Comunicações
Montagem da Mágica Árvore de Natal

Ônibus que faz tour na zona rural
Rua Coberta 
Casa da Velha Bruxa
MUITO ALÉM DO NATAL LUZ...
#sossego! Se você enjoar da multidão e das musiquinhas natalinas, procure pelo ar puro, verde e belas paisagens em:
Zoo de Gramado - mais informações aqui. 
Sabor Rural – fazendinha a 3,5 km do Centro de Gramado. Serve um farto buffet campeiro e italiano somente nos finais de semana. Mais detalhes aqui.
La Hacienda – uma pousada estalagem linda demais. O restaurante é aberto ao público nos finais de semana. Mais infos aqui .
Ecoparque Sperry – cascatas, trilhas e o delicioso bistrô Berga Motta. Fica entre Gramado e Canela na Linha 28. Atenção, o restaurante só abre nos finais de semana. Leia mais aqui .
Ecoparque Sperry

Dicas para o Natal Luz:
1.Tudo é perto!  Em Gramado, é possível ir a pé a quase todas as atrações e restaurantes. O único espetáculo em que é preciso ir de carro é a Fantástica Fabrica de Natal no Lago Negro. Para restaurantes, o carro será necessário na categoria "muito além do Natal Luz..."
2. Ingressos! Os ingressos para as atrações são vendidos na internet e no Palácio dos Festivais. Contudo, não desanime se você não conseguir comprar (ou achar muito caro). Chegue cedo, leve uma almofada e faça como os próprios gramadenses: assista em pontos estratégicos sem pagar um tostão (inclusive na Fantástica Fábrica de Natal). Fizemos isso no Nativitaten (veja o vídeo abaixo!) e deu certo. Mas vale avisar: quanto mais próximo da data do Natal, mais difícil fica arrumar um cantinho no meio da multidão para assistir de graça, ok? 
Palácio dos Festivais na Borges de Medeiros - para comprar ingresso!
3.Temperatura. Leve roupas para frio e calor. Gramado é assim: você pode pegar um calor infernal ou um frio gostoso para tomar chocolate quente em pleno verão.
4. Atrações mais imperdíveis. O carro-chefe do Natal Luz é o Nativitaten (não recomendado para crianças de colo!), o Grande Desfile de Natal e a Fantástica Fábrica de Natal. Outras atrações menores (e gratuitas) também divertem: Show de Acendimento de Luzes e a Vila de Natal.

Show de Acendimento de Luzes

Gramado - RS

14 comentários:

Eu Viajo com Meus Filhos disse...

Aiiii que vontade que deu!!!!!
Adorei!!!!
Bjos!
Halini

http://euviajocommeusfilhos.blogspot.com/

Tiffany Stica @maecomfilhos disse...

Esse post foi maldade, hein?! Deixará todo mundo com água na boca e morrendo de vontade de ir curtir Gramado neste fim de ano. Eu já fiquei!

Conheci Gramado e toda a região em 2003, mas desde então não voltei mais e há meses pensei em passar o Natal por aí. Uma amiga (a @ingridstrelow) até me indicou vir procurar dicas por aqui, mas no final, a viagem brecou, já que temos - sempre - os compromissos familiares de fim de ano... Mas, após o Reveillon passaremos por aí pra ver o que restou da decoração.

E espero, no mínimo, ter a chance de provar os petiscos e refeições que você postou por aqui :)

Já dei RT. Beijos. Tiffany @blogdati

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Tiffany, no Ano Novo ainda é Natal em Gramado. A decoração, atrações e espetáculos vão até o dia 15 de Janeiro. Boa viagem! Bjs grandes
Alexandra

Sheyla disse...

Adorei o post! Matei um pouquinho da saudade de Gramado. Fui 2 vezes ao Natal Luz com meus pequenos. Na primeira vez, eles tinha 2,5 anos e na segunda, 3,5. Aproveitaram muito! Adoraram todos os shows, só na primeira vez que choraram no nativittaten por causa dos fogos. E comeram sempre muito bem.
Adoramos o Pastaciutta. E comemos uma sopinha no pão na rua coberta. Uma refeição bem saudável para os pequenos. Adorei tb um self-service que tinha na rua das renas. Pequeno, comida de primeira. As crianças adoravam. Outro que não esqueço foi o Café Canela, na estrada en tra Gramado e Canela. Comemos uma massa dentro do queijo divina!! os chocolates são um show a parte. Impossível não ir a Gramado e não se lambuzar! Amo a Caracol! As crianças amam as bolinhas de cereal cobertas de chocolate. Ai, preciso voltar! bjs

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Sheyla
Obrigada pelo seu comentário. Preciso muuuito provar esse buffet que tu falas da rua Pedro Benetti. Já ouvi falar bem. Fica quase ao lado da Padaria São PEdro. O Café Canela tb é uma delícia. Pelo visto vcs aproveitaram bastante. Beijos grandes
Alexandra

Karla Leal disse...

Hum... que delícia de post! Passei minha lua-de-mel em Gramado e morro de vontade de voltar, principalmente no Natal.
Acho que quando Theo crescer mais um pouquinho vai curtir muito a cidade e "os bons velhinhos"!
Beijos!
www.cariocandoporai.blogspot.com
www.nosso-primeiro-baby.blogspot.com

Unknown disse...

Aiii, queria tanto ir este ano!!
Procurei varios hoteis mas não achei, acredita??
Queria ir depois do ano novo, vc acha q vale a pena??

Obrigada!

Bjos,

Loreta
@bagagemdemae
www.bagagemdemae.com.br

Chris Ferreira disse...

Oi,
mas que postagem tentadora! Deu vontade de ir pro aeroporto agora!
Amei!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Chris Ferreira disse...

Alessandra,
voltei para dizer que em Dezembro estaremos no Natal de Luz. Vamos estar ái no período de 11 a 18/12 e já anotei todas essas dicas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Fernanda Reali disse...

Fomos em 2010 e adoramos! Excelente post, dá vontade de quero mais.

Claudiene Finotti disse...

Oiê!

Adorei o post, muito completo!
Fui às Serras Gaúchas em 2004, vou voltar esse ano, já estou super no clima.

Natal Luz, me aguarde! rs

Beijos.

Clau

Vanessa disse...

Alexandra, vou para Gramado entre os dias 25/12 e 1/01 com meu marido e filhas de 2 e 4 anos e queria a indicação de um restaurante para plassarmos a noite de reveillon. Será que vc pode me ajudar? Obrigada desde já.

Alexandra Aranovich do Café Viagem disse...

Oi Vanessa
Vamos ver se eu consigo ajudar. Sei que nos dias 25 e no dia 01/01/2012 têm almoço especial no Bêrga Motta do Ecoparque Sperry (suuuper recomendo). Reservas fone: (54) 9629 8765 com Guilherme (ou 9625 9854).

Na noite de Reveillon sei que Gramado terá uma MEGAfesta na Casablanca com espaço kids (incluindo recreacionista e babá). O preço é meio salgado, mas liga e se informa ... http://www.casabrancagramado.com.br/reveillon_detalhes.html

No mais, acredito que restaurantes como Pastasciutta, Moscerino, Josephina deverão oferecer uma ceia.
http://www.ristorantemoscerino.com.br/
www.pastasciutta.com.br/

Bons hotéis também deverão organizar algo. O Hotel Casa da Montanha tem um restaurante ótimo (La Caceria)

Bjs e espero ter ajudado
Alexandra

Kátia Simões disse...

Olá, acabamos de chegar de Gramado. Seguimos todas as suas dicas, e foi tudo ótimo. Nossa surpresa foi a Cantina di Capo. Não sei se você conhece. O espaço possui recreação, cardápio infantil e um ótimo custo-beneficio. As carnes e massas são muito boas e o serviço ótimo também. Fomos com o nosso casal de gêmeos de 4 anos e eles adoraram tanto a comida quanto a recreação (que não é uma grande sala de brinquedos, mas sim uma recreadora muito cuidadosa que desenvolve atividades lúdicas com as crianças).
Ai vai o site www.cantinadicapo.com.br/
Kátia